4 dicas para desenvolver as habilidades sociais do seu filho em casa

As crianças podem estar perdendo os momentos importante durante a pandemia, mas há maneiras de preencher essas lacunas em casa

Resumo da Notícia

  • O isolamento social pode ser um período difícil para as crianças acostumas com a rotina escolar
  • As crianças podem estar perdendo os momentos sociais durante a pandemia, mas existe maneiras de ajuda-las
  • Separamos algumas formas para ajudar seu filho a desenvolver as habilidades sociais em casa

Todos estão sentindo os efeitos do distanciamento social, mas a situação é especialmente complicada para crianças em idade escolar, que estão em uma fase importante de desenvolvimento para fazer amizades e aprender a se comunicar melhor. Mas calma, tem outras formas para ajudar seu filho a desenvolver as habilidades sociais.

-Publicidade-
4 pequenas maneiras de desenvolver as habilidades sociais das crianças em casa (Foto: Unsplash)

Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar o seu filho durante o isolamento social. Veja a lista abaixo:

Compreendendo as emoções

As crianças podem estar sentindo várias emoções, mas podem faltar palavras para expressá-las. Para ajudar, você pode usar regularmente um gráfico de sentimentos que mostra diferentes expressões faciais. “Pergunte: ‘Como você está hoje?’ e fazer com que apontem sua resposta, o que permite uma discussão aberta”, diz Campana, especialista consultado pela Parents. E você pode usar o programa ou filme favorito de seu filho para fazê-lo reconhecer as emoções dos outros. “Depois de assistir a um desenho animado, pergunte: ‘O que você acha que aquele personagem estava sentindo?’”, ele Campana.

Independência

Aprender a fazer as coisas por conta própria – seja uma difícil ou apenas amarrar os sapatos – aumenta a autoestima, o que incentiva as crianças a interagir com os colegas no longo prazo. “Sempre que possível, dê-lhes escolhas. Por exemplo, no café da manhã, diga: ‘Você pode escolher entre waffles ou cereais’ ”, diz Campana. “Dessa forma, eles aprendem a fazer as próprias escolhas e ganham mais confiança quando voltarem a interagir no mundo social.”

Contato visual

Ao falar com seu filho, olhe nos olhos dele. Além de estarem mais propensos a ouvir, eles vão voltar para a escola sabendo que olhar para alguém diretamente é a chave para a comunicação. “Mas lembre-se de que seu filho está sempre observando”, diz Campana. “Portanto, ao falar, certifique-se de fazer contato visual com todos os membros da família, incluindo o seu marido”, reforça.

Jogando limpo

Os jogos de tabuleiro se tornaram importantes durante a quarentena e ainda podem fazer muito bem para o desenvolvimento do seu filho. “Uma noite de jogo em família é ótima para ensinar a importância da empatia, seguir regras, se revezar e trabalhar em equipe – todas as habilidades que eles teriam aprendido brincando na escola”, diz Campana.

Tradução por Camila Montino, filha de Erinaide e José, é estagiária na Pais&Filhos e estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu.