Criança

6 dicas para fazer uma festa junina para o seu filho

Começou a temporada de quadrilha, pipoca e muito doce! Te ajudamos a comemorar e damos dicas de segurança

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

h_dsc2774

Engana-se quem pensa que as festas juninas sempre existiram no Brasil. Na verdade, elas surgiram nos países europeus católicos e foram trazidas para cá no período colonial, pelos portugueses. Com o passar do tempo, as festas foram incorporando características das várias regiões do Brasil e, hoje, fazem parte do calendário nacional de comemorações.

Ainda que as festas juninas possam ser encontradas em todo o país, é na região Nordeste que se encontram as mais famosas, com destaque para as comemorações das cidades de Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco.

Ficou animado com o tema e quer fazer uma festa junina na sua casa? Veja algumas dicas para a sua festa ser um sucesso.

Decoração
Como em toda festa, a decoração é um item importante, que dará o tom da comemoração. Em uma festa junina não podem faltar, por exemplo, as famosas bandeirinhas, que podem ser compradas prontas ou confeccionadas junto com a garotada. Balões de papel e uma fogueira falsa também são essenciais.

Comida
Assim como a decoração, os comes e bebes são muito importantes em uma comemoração, sobretudo em uma festa junina. Comidas típicas não podem faltar. Portanto, invista em milho verde, pinhão, pipoca, cachorro-quente, pamonha, curau, arroz doce, canjica, bolo de fubá, paçoca, doce de abóbora, pé-de-moleque.  E não se esqueça das bebidas, para os adultos: vinho quente e quentão; enquanto que para as crianças, valem os sucos e uma versão sem álcool do quentão, que pode ser servida direto na maçã.

Roupas
As roupas típicas de festa junina são um charme à parte. Dessa forma, vale deixar as crianças à caráter. Ou seja, meninas com vestidos xadrez, ou de flores, adereços na cabeça e pintinhas no rosto; e meninos de calça jeans com retalhos, camisa xadrez, chapéu de palha e bigode e barba desenhados no rosto.

Música
Festa tem que ter música! E em uma festa junina nada melhor do que um bom forró, uma música sertaneja de raiz, ou um baião.

Quadrilha
Aproveite que as crianças estão animadas e monte uma quadrilha. Nem precisa ensaiar, apenas junte os pares e vá dizendo o que elas devem fazer. O momento renderá boas fotos e todos irão se divertir!

Brincadeiras
Festa com crianças não pode faltar brincadeiras. Portanto, coloque os seus dotes artesanais em prática, ou corra para o centro de compras populares da sua cidade e prepare alguns jogos juninos. Vale uma bacia com peixes de papel e clipes, na pescaria; latas empilhadas e uma bolinha para o tiro ao alvo, argolas e garrafas pets para a argola e até bingo! Não se esqueça de comprar algumas lembrancinhas para dar de prêmio.

Cuidados
Festejar é bom, mas tudo deve ser feito com segurança. Por isso, a Proteste – Associação Brasileira de Defesa do Consumidor preparou algumas dicas de segurança. Confira:

Bandeirinhas
Nunca as coloque em postes ou fiação elétrica e verifique se estão bem firmes, de modo que o vento não as leve em direção dos fios da rede elétrica.

Fogueiras
Só acenda se tiver espaço ao ar livre suficiente para que ela fique acesa com segurança. Ou seja, longe de rede de transmissão, rede elétrica e vegetação. Ela também deve ser sempre monitorada por um adulto para evitar acidentes.

Balões
ainda que sejam símbolos das festas juninas, soltá-los é crime e coloca toda a sociedade em risco. Portanto, utilize-os somente na decoração.

Fogos de artifício
Antes de comprar, verifique a procedência, data de validade, certificação e faixa etária de uso. Antes de soltá-los, leia as instruções e só solte em locais descampados e longe da rede elétrica.  Vale lembrar, que crianças só podem manusear os fogos do tipo A (chuvinha e chumbinho) e os adolescentes os do tipo B (traques e cobrinhas).

Pratos quentes
Sopas e caldos devem ser servidos direto na panela ou em travessas de alças. Não deixe próximo à borda da mesa e coloque cabos e alças sempre virados para dentro. Boas festa!

Por Gladys Magalhães 

Leia também:

Receita do dia: dadinho de tapioca para a sua festa junina

Fazer com as mãos: Balão de festa junina

Olha a cobra! É mentira! Mas essas festas juninas gratuitas são de verdade

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não