Família

Abacaxi significa “fruto que exala cheiro agradável e intenso”

Sabia que a fruta queridinha da moda no verão é conhecida como rei das frutas por causa da sua beleza e da coroa? Saiba mais!

Ana Beatriz Alves

Ana Beatriz Alves ,Filha de Maria de Fátima

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Qual é o seu tipo?

Os principais tipos de abacaxi cultivados no mundo são o Pérola, ou pernambuco ou branco-de-pernambuco; o Smooth Cayenne, ou havaiano ou apenas cayenne; o Singapore Spanish, cultivado na Ásia, mais doce e ácido; o Queen, cultivado na África do Sul e Austrália, pouco ácido e com vida longa pós-colheita; e o Red Spanish, com sabor adocicado e aroma agradável.

 Como escolher

Escolha os frutos com cheiro mais doce e preste atenção nas folhas da coroa: observe se não estão secas ou murchas, e se não existem manchas. O abacaxi está no ponto quando as folhas se soltam com facilidade.

 Como aproveitar

O abacaxi pode ser consumido in natura, diretamente do fruto, e industrializado, sob a forma de geleia, compotas, vinho, cristalizado, passa, licor.

Bom para a saúde

Energeticamente é refrescante, com sabor doce e ácido. Também acalma, baixa a pressão, é diurético e nutritivo. Indicado nas bronquites e gripes, melhora as secreções das vias aéreas, e é importante para a formação óssea nos adolescentes. O abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Contém a enzima bromelina, que auxilia na digestão e na redução de inflamações.

Curiosidades

Os abacaxis que possuem espinhos nas folhas da coroa são menos ácidos, mas a acidez também pode ser amenizada com o seu aquecimento.

Respeita a história dele!

Sabia que o abacaxi é um tipo de bromélia? Com origem nas regiões tropicais e subtropicais, é da família Bromeliaceae. É “piña” em espanhol, “pineapple” em inglês, e “ananás” em Portugal, na França, Itália, Aemanha e Holanda.  Cristóvão Colombo experimentou o abacaxi na ilha de Guadalupe, onde era parte muito importante na alimentação das populações indígenas.

 

Leia também:

Retrospectiva Pais&Filhos 2017: Frescura de bebê

Agora você pode jantar com seus super-heróis favoritos! Saiba como

O básico para organizar uma festa infantil

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não