Boneca rara feita de porcelana da Rainha Elizabeth está sendo leiloada por R$300 mil

Uma rara boneca da Rainha como uma criança foi desenterrada colocada à venda em uma coleção estimada em £ 40.000

Resumo da Notícia

  • A mãe da Rainha Elizabeth II não deu o selo real à boneca feita em 1929 por ser "rechonchuda"
  • Anos depois a criadora das bonecas faleceu em 2019 e agora as bonecas foram valorizadas
  • Segundo um especialista em leilões a boneca que imitava a Rainha Elizabeth II vale em torno de R$300 mil

A mãe da Rainha Elizabeth II ficou tão insatisfeita com o modelo de fabricação alemã da princesa de três anos que se recusou a lhe dar o selo real de aprovação. Como resultado, a boneca nunca chegou à produção em massa e muito poucos dos protótipos existem hoje.

-Publicidade-

O brinquedo de cabelos loiros e olhos azuis foi feito em 1929 pelos fabricantes de brinquedos Schoenau e Hoffmeister. A sorridente boneca de bochechas rosadas estava vestida com um vestido rosa com babados e sapatos e meias brancas de pano oleado. Acredita-se que a roupa foi inspirada em uma que foi usada pela bebê Elizabeth.

Mas também a retratava com pernas e braços grossos e bochechas rechonchudas. Devido à raridade e ao fato de manter a etiqueta original do cartão vermelho, a boneca de porcelana alta de 16 polegadas tornou-se um item muito procurado. O que estava à venda faz parte de uma enorme coleção de bonecas vintage reunidas pela falecida Betty Fox, esposa de um fazendeiro e costureira que fazia roupas para as 500 bonecas e as exibia na casa em Nottinghamshire.

A boneca foi inspirada nessa foto da Rainha Elizabeth II
A boneca foi inspirada nessa foto da Rainha Elizabeth II (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Betty faleceu em 2019 aos 95 anos e agora a família está vendendo a coleção de 500 bonecas com os Serviços de Leilões Especiais de Newbury. Especialistas dizem que é um dos maiores já leiloados e pode valer mais de £ 40.000. Várias bonecas altamente valiosas estão incluídas, como uma Phenix Star Baby do final do século 19 da França no valor de £ 3.000.

Daniel Agnew, especialista em leilões, disse: “Esta é uma coleção significativa por causa de sua escala e da raridade de muitos dos itens. É a maior coleção de um único proprietário que os Serviços de Leilões Especiais já vendeu. O proprietário morreu em 2019 e colecionava há 60 anos. Ela exibiu suas queridas bonecas por toda a casa em armários de vidro. Como ela era uma costureira afiada, ela também fez roupas lindas para suas bonecas.

“A coleção inclui algumas bonecas antigas muito raras que datam do final do século 19 na França até a década de 1960, a mais cara das quais poderia ser vendida por £ 3.000. De longe, o item mais notável é a boneca de nossa rainha Elizabeth II quando bebê. A mãe não o aprovou porque achou que parecia muito rechonchuda – como resultado, nunca recebeu o mandado real e não era um grande vendedor.

Betty faleceu e deixou um legado de bonecas gigante
Betty faleceu e deixou um legado de bonecas gigante (Foto: Reprodução/Daily Mail)

“É especialmente raro porque retém a etiqueta do cartão, que costumava ser arrancada e jogada fora. Acreditamos que o traje é baseado em um que foi realmente usado por Elizabeth”. O filho de Betty, que preferiu não ser identificado, disse: ‘Mamãe tinha bonecas por toda a casa – nos quartos, no quarto do meio e tinha uma sala de costura e boneca que todos adoravam visitar para ver suas últimas aquisições e projetos.

“Ela passava muitas noites frias de inverno em sua sala de bonecas, costurando com sua máquina manual. Como família, ficamos arrasados ​​quando Betty faleceu antes do Natal de 2019. Só agora podemos nos despedir de sua coleção de bonecas. Gostaríamos que outras pessoas que compartilham de sua paixão lhes dêem um bom lar. ‘ A coleção de Betty será vendida entre os dias 22 e 24 de novembro.

Alguns modelos das bonecas feitas por Betty
Alguns modelos das bonecas feitas por Betty (Foto: Reprodução/Daily Mail)