Família

Caso de menina sequestrada em acampamento tem desfecho inesperado envolvendo pastor 50 anos depois

Gretchen Harrington foi sequestrada em 15 de agosto de 1975, quando tinha apenas 8 anos, mas seu corpo só foi encontrado dois meses depois - Reprodução/ BBC News
Reprodução/ BBC News

Publicado em 27/07/2023, às 07h37 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Um ex-pastor de uma igreja nos Estados Unidos, que presidiu funerais por mais de 50 anos, foi recentemente acusado do assassinato de Gretchen Harrington, uma menina que foi sequestrada há 48 anos. Gretchen tinha apenas 8 anos quando desapareceu em 15 de agosto daquele ano, durante um acampamento religioso de verão, no subúrbio de Marple Township, na Filadélfia.

Gretchen Harrington foi sequestrada em 15 de agosto de 1975, quando tinha apenas 8 anos, mas seu corpo só foi encontrado dois meses depois (Foto: Reprodução/ BBC News)

A descoberta desse crime antigo foi impulsionada por uma mulher, cujo nome não foi revelado, que veio a público no início deste ano de 2023. Ela informou às autoridades que acreditava que o pai de sua melhor amiga, David Zandstra, de 83 anos, era o responsável pelo crime chocante.

Diante dessa nova informação, David Zandstra foi acusado de assassinato e sequestro de menor de idade, trazendo à tona um caso que permaneceu sem respostas por muitas décadas. “Ele é o pior pesadelo de todos os pais”, afirmou Jack Stollsteimer, promotor distrital do condado de Delaware, a jornalistas que continuam cobrindo o caso, nesta última segunda-feira, 24 de julho.

A garota foi enviada para um acampamento bíblico de verão no subúrbio de Marple Township, na Filadélfia (Foto: Reprodução/ BBC News)

“Ele matou esta pobre menina de oito anos que ele conhecia e que confiava nele. E, depois, agiu como se fosse amigo da família, não só durante o enterro dela e no período depois disso, mas por anos”, continuou o promotor. O interesse renovado no caso foi impulsionado em parte por um livro lançado no ano passado, intitulado “Tragédia de Gretchen Harrington por Marple: Sequestro, Assassinato e Inocência Perdida no Subúrbio da Filadélfia”.

Em 1975, David Zandstra era pastor da ‘Trinity Christian Reformed Church’, onde eram realizados acampamentos bíblicos. Ele costumava transportar as crianças para a segunda igreja após essas atividades, mas naquela manhã, Gretchen nunca chegou à retornar a igreja, e foi o próprio Zandstra quem relatou o desaparecimento dela à polícia. Quase dois meses depois, seus restos mortais foram encontrados em um bosque próximo.

Quase 50 anos depois, David Zandstra, assassino de Gretchen confessou o crime e chocou a todos (Foto: Reprodução/ BBC News)

Surpreendentemente, o principal suspeito era um amigo próximo da família, que inclusive ajudou nas buscas por Gretchen e presidiu seu funeral. De acordo com fontes relatadas à CBS News, os investigadores descobriram que Zandstra convidou Gretchen para entrar em seu carro logo após ela sair da vista de seu pai, que a observava caminhar pela estrada em direção à igreja.

Uma testemunha relatou ter visto a menina conversando com o motorista de um veículo semelhante à caminhonete Rambler verde de Zandstra naquele dia. No entanto, quando interrogado pela polícia na época, o pastor negou ter visto Gretchen.

A essa altura, a polícia diz que ele confessou o crime. O suspeito está detido em uma prisão local e deve ser extraditado para a Pensilvânia, mas o policial estadual responsável a quem Zandstra confessou o crime afirmou na segunda-feira que o suspeito parecia aliviado. “Não sei se ele está arrependido do que fez, mas com certeza tirou um peso dos ombros”, disse Eugene Tray.

Em janeiro, novas pistas contra o pastor surgiram após os investigadores interrogarem a melhor amiga da filha de David (Foto: Freepik)

Joanna Falcone Sullivan, que escreveu “Tragédia de Gretchen Harrington por Marple: Sequestro, Assassinato e Inocência Perdida no Subúrbio da Filadélfia” , acredita que seu livro, redigido em parceria com Mike Mathis, ajudou a revelar novas pistas para a resolução do caso.


Leia também

Lourdes Maria é a primeira filha de Madonna, fruto do relacionamento com o ator e bailarino cubano Carlos Leon - Reprodução Instagram @carlitoleon

Família

Filha de Madonna aparece em foto extremamente rara ao lado do pai

Sua família pode morar na mansão da Madonna… por R$120 milhões - Reprodução Instagram

Família

Filhos de Madonna pretendem interditar a cantora por ‘agir como se ainda tivesse 20 anos’

A cantora é mãe de seis filhos - Reprodução/Instagram

Família

Madonna revela regras de convivência que impõe para os seis filhos na casa

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Thais Fersoza e Michel Teló são pais de Melinda e Teodoro - Reprodução / Instagram @tatafersoza

Família

Thais Fersoza mostra como seu corpo ficou após duas gestações: “Essa é a realidade”

Reprodução/Instagram

Família

Kayky Brito toma atitude contra Bruno de Luca 8 meses após acidente

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi defende pastor que relatou ter beijado a boca da filha para ser “1º homem dela"