Cidade de SP registra 1º caso da subvariante ômicron

A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde. Com este, são três casos da subvariante no estado e seis no país

Resumo da Notícia

  • Cidade de SP registra 1º caso da subvariante ômicron;
  • A nova versão da ômicron foi identificada em um homem de 22 anos que vive na cidade de Santo André (SP), na região do ABC paulista;
  • Com este, o país registra seis casos da subvariante.

A cidade de São Paulo identificou nesta segunda-feira, 07 de fevereiro, o primeiro caso de paciente com a subvariante BA.2 da ômicron. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde.

-Publicidade-

A nova subvariante da ômicron foi detectada em um homem de 22 anos, morador de Santo André, no Grande ABC, que utilizou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) na Zona Leste da capital para realizar o teste de antígeno no dia 28 de janeiro.

Foi identificado a presença da subvariante no homem de 22 anos após a testagem de antígeno
Foi identificado a presença da subvariante no homem de 22 anos após a testagem de antígeno (Foto: Unsplash)

O paciente tomou duas doses da vacina contra a Covid em 15 de agosto e 26 de novembro, e ainda não está apto a receber a dose de reforço. Após a confirmação do caso, uma equipe da vigilância epidemiológica foi ao seu encontro para obter mais informações e passar orientações.

Segundo a secretaria, o rapaz ter sentido sintomas leves e que cumpriu o isolamento social recomendado assim que os sintomas tiveram início. Segundo o paciente, ele não viajou e nenhum familiar adoeceu.

Primeiro caso no Brasil

A subvariante BA.2 da ômicron foi identificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 7 de dezembro e tem cerca de 40 mutações em relação à variante ômicron BA.1.

De acordo com o comunicado, a sublinhagem da VOC Ômicron não tem impacto no diagnóstico laboratorial e eficácia das vacinas. Até o momento, não existem evidências relacionadas a nova linhagem que demonstrem mudanças na transmissibilidade, quadro clínico, gravidade ou resposta vacinal.