Como fazer a higiene nasal?

Especialmente com o aumento de doenças respiratórias no inverno¹, a higiene nasal é muito importante para cuidar da saúde de toda a família. Te mostramos como promover esse hábito simples, prático e muito eficaz

Resumo da Notícia

  • A higiene nasal ajuda a prevenir doenças respiratórias
  • Durante o inverno, esse hábito se torna ainda mais essencial
  • A Libbs possui uma série de produtos para te ajudar com essa higiene nasal

No inverno, é comum observarmos as pessoas mais doentes – especialmente com as doenças respiratórias. Esse é um quadro que pode ser preocupante para toda a família, especialmente nas crianças¹.

-Publicidade-
Realizar a tríade da higiene nasal previne sua família de doenças respiratórias
Você sabe a maneira correta de fazer a higiene nasal? Isso pode prevenir a sua família de doenças
respiratórias² (Foto: Getty Images)

Contudo, e se a gente te dissesse que existe um método muito eficiente de se prevenir contra essas doenças? A higiene nasal completa e diária é prática e uma verdadeira aliada para isso²!

Passo a passo da limpeza nasal

Para realizá-la, é bem simples e você precisa de apenas alguns produtos. A linha completa ‘Família Respira’, da Libbs Farmacêutica, vai te ajudar com a higiene profunda. Para iniciar a lavagem no nariz, você pode utilizar o spray nasal Salsep³, ou, no caso de crianças e bebês, o Salsep 360, que pode ser aplicado em qualquer posição e facilita a higienização⁴.

A higiene nasal completa não conta só com a lavagem interna do nariz, mas também com a hidratação da mucosa nasal. Essa etapa é muito importante, pois é capaz de auxiliar na prevenção de rinites e sinusites, além de hidratar a mucosa nasal irritada e ressecada que pode levar a sangramentos⁵. Todo este processo pode ser realizado com o Maxidrate, que pode ser utilizado por crianças e adultos⁶! Para utilizá-lo, é só seguir o passo a passo indicado na bula, e aplicá-lo com cuidado na parte de dentro do nariz.

O Salsep Lenços Nasais é a parte final da limpeza e também não deve ficar de fora⁷. O lenço tem a função de manter a integridade da pele do nariz, evitando lesões e irritações na narina⁸. Você pode usar o lenço logo após a limpeza, assoando o nariz com cuidado para não machucar a parte interna.

Uma limpeza mais profunda da área interna do nariz pode ser realizada com os Salsep Jet Kids e Salsep Jet. Eles funcionam ao realizar a limpeza nasal por arraste com quantidade exata de soro, sem causar desconforto, vício ou irritação⁵, ⁹, ¹⁰. Os jets podem ser aplicados dentro do nariz de qualquer posição no lugar do uso do spray nasal⁹, ¹⁰.

Qual a importância da higiene nasal?

Principalmente em períodos de inverno, uma higiene nasal de qualidade é capaz de prevenir toda a sua família contra as doenças respiratórias¹. Isso porque esse hábito deve ser feito diariamente, conforme lembrou a Dra. Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lucia, otorrinolaringologista e consultora respiratória da Libbs.

“A prevenção das doenças respiratórias – de todas elas – pode ser feita por meio da lavagem nasal com solução salina de maneira regular, 2 vezes ao dia. É uma medida preventiva muito boa, e deve ser feita mesmo quando a criança está assintomática”.

Também foi reforçado o assunto da vacinação das crianças contra influenza
A limpeza nasal é muito importante mesmo se a criança estiver assintomática (Foto: Getty Images)

Esse pequeno e simples passo a passo é responsável pela melhora do sistema mucociliar, que é mecanismo de defesa das vias aéreas. Além disso, a limpeza nasal remove secreções, restos de células e crostas – que, em excesso, facilitam a instalação de vírus e bactérias que causam doenças. A hidratação garante uma mucosa nasal hidratada, além de conforto respiratório. E a limpeza externa garante uma maior proteção ao limpar e hidratar a pele do nariz¹.

Sabendo disso, a Libbs possui todos os produtos necessários para garantir uma higiene nasal profunda, completa e diária. Para conhecer a Família Respira completa, é só acessar o site e tirar suas dúvidas!

REFERÊNCIAS

1. Teixeira Gonçalves, Fábio L.; Stagliorio Coelho, Micheline de S. Z. Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciência e Natura, vol. 32, núm. 1, 2010, pp. 103-117. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil. ISSN: 0100-8307.

2. Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO). A Importância da Higiene Nasal em Crianças [internet]. [acesso em Maio/2022]. Disponível em: https://cdn.gn1.link/iapo/manuals/viii_manual_br_21.pdf

3. Salsep®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

4. Salsep® 360. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

5. MION, O.; MELLO JUNIOR, J.F. O uso das soluções salinas no nariz e seios paranasais. RBM-ORL, v.2, n.3, p.77-83, 2007.

6. Maxidrate®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

7. De Melo, Ana Carolina Cardoso; Gomes, Adriana Oliveira Camargo; Da Cunha, Daniele Andrade; Lima, Sandro Júnior Henrique; Pereira Lima, Wigna Rayssa, Da Cunha, Renata Andrade; Da Silva, Hilton Justino. Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal. CoDAS 2016;28(6):770-777.

8. Fernandes JD, Machado MCR, Oliveira ZNP. Prevenção e cuidados da pele da criança e do recém nascido. An Bras Dermatol. 2011;86(1):102-10.

9. Salsep® Jet. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.

10. Salsep® Jet Kids. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento

SALSEP® 360° (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® JET KIDS (CLORETO DE SÓDIO 0,9%), SALSEP® JET (CLORETO DE SÓDIO 0,9%). INDICAÇÕES: FLUIDIFICANTE E DESCONGESTIONANTE NASAL. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. SERVIÇO DE ATENDIMENTO LIBBS: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. MAXIDRATE® (CLORETO DE SÓDIO 6 MG/G). INDICAÇÕES: HIDRATAÇÃO DA MUCOSA NASAL RESSECADA E IRRITADA. REG. MS 1.0033.0126. SERVIÇO DE ATENDIMENTO LIBBS: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. MAXIDRATE® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA

Acesso em maio de 2022.