CoronaVac: primeiras doses da vacina chega a São Paulo em até uma semana

O governo paulistano também conta com a liberação da Anvisa para receber insumos para produzir outras 40 milhões de doses do imunizante

Resumo da Notícia

  • Em até uma semana, as primeiras 6 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac chegam na cidade de São Paulo
  • O governo paulistano também conta com a liberação da Anvisa para receber suprimentos para produzir outras 40 milhões de doses do imunizante no Brasil
  • As informações foram confirmadas pelo governador João Doria (PSDB)

Em até uma semana, as primeiras 6 milhões de doses da vacina chinesa Coronavac chegam na cidade de São Paulo. O governo paulistano também conta com a liberação da Anvisa para receber insumos para produzir outras 40 milhões de doses do imunizante, que está em fase de testes contra o vírus, pelo Instituto Butantã.

-Publicidade-
A informação foi confirmada pelo governador João Doria (Foto: Getty Images)

A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 26 de outubro, pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante uma coletiva de imprensa. O acordo do Butantã com a Sinovac prevê a produção do imunizante até dezembro, para outras 40 milhões de doses da vacina no Brasil.

Para esta segunda fase, no entanto, o instituto depende da liberação de importação de insumos da China, o que ainda não foi autorizado pela Anvisa. “Os primeiros seis milhões de doses chegarão até segunda em voo a São Paulo. Os outros 40 milhões de doses serão produzidos a partir de insumos que ainda esperam manifestação da Anvisa, para que o Butantã possa (ter os insumos e) produzir a vacina”, explicou Doria segundo o Globo.

-Publicidade-

Aprovação da vacina

A liberação da importação de doses e suprimentos é parte do caminho da vacina produzida em parceria da Sinovac com o Butantã. Para a conclusão dos estudos e autorização do registro na Anvisa, o Butantã precisa apresentar dados que comprovem a eficácia da vacina. Isso requer um número mínimo de voluntários infectados pelo coronavírus para comparação entre o grupo que tomou placebo e o grupo que recebeu a vacina em teste.

Entenda as fases de testes

As etapas de produção de uma vacina envolvem 3 fases:

Fase 1: avaliação preliminar com poucos voluntários adultos monitorados de perto;
Fase 2: testes em centenas de participantes que indicam informações sobre doses e horários que serão usados na fase 3. Pacientes são escolhidos de forma aleatória e são bem controlados;
Fase 3: teste em larga escala (com milhares de indivíduos) que precisa fornecer uma avaliação definitiva da eficácia/segurança e prever eventos divergentes.

App Pais&Filhos

Tem novidade na área: o novo aplicativo Pais&Filhos Interativo! Agora você pode ler conteúdos exclusivos, feitos com muito carinho pela equipe da redação da Pais&Filhos com toda a credibilidade, comprometimento e bom humor de sempre, e ainda testar seus conhecimentos sobre os principais assuntos do universo da parentalidade.

Já que ninguém cria filho sozinho, a Pais&Filhos se enxerga como parte da sua rede de apoio e para isso, disponibilizamos no aplicativo informações de qualidade sobre todas as fases da vida da criança, seja você pai ou mãe, grávida, ou até mesmo se você ainda for tentante.

Além disso, a plataforma ainda oferece quizz de perguntas e respostas para você testar seus conhecimentos sobre os mais diversos assuntos deste universo. Ao fazer o teste, você acumula pontos, e de quebra pode trocar por prêmios.

O Pais&Filhos interativo está disponível para iOS e Android, basta acessar a PlayStore ou a Apple Store direto do seu celular, baixar e fazer seu cadastro.

-Publicidade-