Publicado em 31/07/2023, às 13h00 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior
Uma criança foi resgatada em alto mar, em Maragogi, litoral Norte de Alagoas, por um marinheiro que percebeu o menino sozinho caminhando com água na altura da cintura, querendo voltar para a praia. O resgate foi feito na última segunda-feira, 24 de julho. A criança foi devolvida pelo marinheiro aos pais, em terra firme.
O resgate foi feito pelo marinheiro Júnior Gomes, que trabalha na região oferecendo passeios turísticos e divulgou as imagens na intenção de alertar banhistas e turistas que não conhecem a região e se aventuram mar adentro quando a maré está baixa. O Corpo de Bombeiros de Maragogi divulgaram alertas para o perigo de entrar no mar na maré baixa e não perceber quando ela sobe.
Há duas semanas, dois irmãos de 11 e 15 anos se afogaram na Praia de Peroba, também em Maragogi. Eles também entraram no mar quando a maré estava baixa. Os jovens foram encontrados abraçados a 5 metros de profundidade, infelizmente, sem vida.
⏯️ O marinheiro Júnior Gomes resgatou um menino em alto-mar, em Maragogi, Litoral Norte de Alagoas, nessa segunda-feira (24/7), ao perceber a criança sozinha caminhando com água na altura da cintura, querendo voltar para a praia. pic.twitter.com/dPGK9lgSLp
— Metrópoles (@Metropoles) July 27, 2023
Júnior conta que passou de moto aquática pela Praia de Ponta de Mangue, em Maragogi, às 15h30 de segunda-feira e percebeu que havia um menino sozinho no meio do mar, tentando voltar para a praia, mas não fazia ideia do risco de afogamento. Ele abordou a criança, fez o resgate com sua moto aquática e entregou o menino são e salvo ao pai, que estava na areia.
“Sou aqui de Maragogi. Sou marinheiro, trabalho com lanchas e jet-ski. Ali é a Praia da Bruna, em um banco de areia localizado na Praia de Ponta de Mangue. Na hora do ocorrido, eu tinha descido apenas para fazer testes no jet-ski. Quando parei no banco de areia, percebi que o menino ia se afastar. Foi na hora que chamei ele e fiz o socorro. Graças a Deus não ocorreu uma tragédia. Na verdade, não era nem para eu estar ali. Meus planos não eram ir para onde o menino estava, mas Deus sabe de todas as coisas”, conta.
O marinheiro disse ainda que não foi a primeira vez que participou de um resgate como esse. “Esse foi só mais um e eu consegui gravar para conscientizar o pessoal, mas fazemos socorro direto. Sempre avisamos e pedimos para todas pessoas que estão ‘subindo’ a pé, entrando no mar, sem nenhum equipamento ou embarcação, para que voltem. Mas a praia é grande e acaba subindo o pessoal sem percebemos”, destacou.
“O banhista quando vai para a praia e verifica os bancos de areia, fica atraído porque é um convite para o banho, para a caminhada. Só que ele não percebe, não tem a ciência, principalmente o turista, que essas águas elas vão subir novamente na maré cheia”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros de Alagoas, Rodolfo Marcelo.
Antes de fazer esse tipo de passeio, o militar orienta os banhistas a ficarem atentos ao horário da maré e pegar informações antes de se aventurar na caminhada. “O ideal é que o banhista verifique a tábua da maré, pegue informações com o Corpo de Bombeiros para saber o melhor local para banho. Caso a praia não tenha vigilância com a nossa corporação, é necessário que pergunte a algum barraqueiro, barqueiro, morador, pescador, para entender como é o fluxo da maré daquela praia” reforça o militar.
“Nossa orientação é que o banhista nunca adentre demais no mar para que ele possa retornar sem ser surpreendido com o fluxo da maré. Lembrando que a maré ‘enche’ duas vezes e ‘seca’ duas vezes por dia. É um movimento que é considerado rápido. A gente acha que seis horas é muita coisa, mas quando você está na praia você não percebe a hora passar por causa da diversão”, finaliza Rodolfo.
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país