Dia de Reis: veja como fazer a simpatia da romã e pedir por saúde e dinheiro

Celebrada nesta quarta-feira, 6 de janeiro, a data é marcada pelo desmonte das decorações de Natal e pela tradicional simpatia para atrair amor, saúde, dinheiro e paz para o novo ciclo

Resumo da Notícia

  • O Dia de Reis é marcado pelo desmonte das decorações de Natal e a simpatia do Romã
  • Veja qual é o significado simpatia e como fazer em casa
  • Tem gente que aproveitou a data para pedir, inclusive, pela vacina contra o coronavírus

Depois de curtir muito a decoração e o clima natalino, finalmente chegou o dia de desmontar a árvore guardar todos os enfeites para o próximo feriado em dezembro. A data, 6 de janeiro, é conhecida e celebrada como Dia de Reis e marca o final das comemorações do Natal e início para os próximos novos ciclos: a Páscoa.

-Publicidade-

É durante o Dia de Reis que rolam as tradicionais simpatias de comer grãos de romã para atrair dinheiro e mandar para longe energias negativas. Desta vez, além dos pedidos que sempre são feitos, também tem muita gente pedindo por saúde e até mesmo pela vacina contra o coronavírus.

Romã (Foto: Reprodução Unsplash / Jonas Renner)

É o caso de Marinês de Araújo, cozinheira moradora de Belo Horizonte, que todo ano faz a simpatia da romã para atrair coisas boas para o novo ciclo. Em 2021, a coisa é um pouco diferente. “Neste tempo de pandemia, meu primeiro pedido será pela vacina contra a Covid-19”, ela contou em entrevista ao Estado de Minas Gerais.

Conheça a simpatia

A simpatia da romã é feita por muitas famílias. Celebrada em 6 de janeiro, Dia de Reis, a data marca a visita dos três reis magos ao menino Jesus recém-nascido. Tradicionalmente, a simpatia é usada para as pessoas pedirem para que o novo ano se inicie com amor, saúde e paz.

Para realizar a simpatia, você pode escolher qualquer horário do dia 6 para fazer. Tenha em mãos uma romã e pedacinhos de papel. E ela é bem simples: separe nove sementes de romã (três para cada rei mago) e peça para ter amor, saúde, paz e dinheiro ao longo do ano que se inicia.

Separe três sementes (já sem a polpa da fruta) e guarde dentro do pedaço de papel; ele irá direto para a sua carteira, assim nunca te faltará dinheiro. Depois, separe mais três sementes e engula-as. Por último, jogue as três restantes para trás fazendo seus pedidos. Pronto, agora 2021 começou com o pé direito!