Publicado em 18/04/2023, às 09h42 - Atualizado em 20/04/2023, às 09h05 por Marina Teodoro, Editora de digital | Filha de Ana Paula e Gilberto
Um livro pode ser o melhor amigo de uma criança. E nesta terça-feira, 18 de abril, é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil, ou seja: uma ótima oportunidade para você incentivar o hábito da leitura no seu filho.
Seja estimulando a criança a ler ou lendo você mesmo para ela, além de divertida, é uma atividade que impacta positivamente e diretamente no desenvolvimento dela – e essa não precisa ser uma tarefa chata.
“Os pais de hoje não têm hábito ou histórico de leitura para incentivar os filhos, por isso a escola tem um papel maior nesse processo”, afirma Denise Guilherme, mestre em educação, professora e idealizadora do projeto A Taba – projeto que promove a curadoria de livros pedagógicos por assinatura.
A educadora reforçou que os pais são os maiores exemplos para os filhos. E lembrou que o trabalho realizado na sala de aula precisa ser reforçado em casa. “Os pais devem aprender a ler com e para os filhos, mostrar que eles se interessam e deixar que a criança os veja lendo em seu tempo livre. Isso é ser exemplo”, conclui Denise.
Para ajudar a colocar esse hábito em prática, aqui estão alguns livros que você pode ler com seu filho.
Ilan Brenman | Moderna
Hora de dar um tempo das telas. “Desligue e Abra” é para brincar com as crianças e ficar longe do celular por um momento. Ao decorrer das páginas, o personagem principal se torna o próprio livro, que tem milhares de anos a mais que o dispositivo móvel, e chama para diversas brincadeiras. Equilibrar o livro na cabeça, jogá-lo para o alto e bater palmas, cantar parabéns ou contar histórias para o próprio objeto são algumas das atividades sugeridas pelo autor. Depois de tanto tempo com o celular desligado e deixado de lado, o livro ensina que é possível, sim, se divertir sem ele.
Fernando Nuno | Companhia das Letrinhas
Imagina ter as mais diferentes árvores, animais, frutas, flores… Tudo isso no quintal da sua casa. Melhor ainda é ter um céu colorido, amigos de todo o mundo e personagens de folclore e contos de fadas morando nele. A personagem principal da obra tem tudo isso, mas, um dia, começam a destruir o quintal dela: cortam as árvores, afugentam os animais e poluem todo o solo. Com a ajuda de outras pessoas que também tiveram o quintal destruído, a menina percebe que a casa dela é a casa de todas essas pessoas, e que todos nós moramos juntos em um só lugar: o planeta Terra!
Jean-Claude Alphen | Editora Melhoramentos
Sim, é crionça mesmo!Ser criança é algo sem igual, e essa obra faz questão de demonstrar isso. O livro é um guia que te ajuda a saber reconhecer uma criança de longe, com o que elas gostam (de histórias, de se fantasiar e perguntar a idade dos outros…), e também o que não gostam (tomar banho, usar roupas, do escuro…). Fora isso, ele ainda dá uma dica essencial para saber quando é uma criança ou não: quando ela coloca a cabeça em seu colo mesmo sem te conhecer direito. A conclusão é: criança existe para ser amada, e ao ganhar o coração de uma, você ganha um dos maiores presentes.
Edimilson de Almeida Pereira | FTD Educação
Poesia desde cedo, temos por aqui! Cada bicho tem as próprias características, que se transformaram em poemas para as crianças. Os versos ritmados podem despertar o interesse dos leitores, que são apresentados a ilustrações de cada um dos animais e jogos sonoros baseados e metáforas baseadas em fatores biológicos como a rapidez do gato, a tensão da vespa ou ligeireza da raposa. Além disso, os títulos nada ligados a fauna, como “Dolores”, “Telegrama” e “Espanto” causam um certo mistério para a criança, a fazendo descobrir o motivo de cada um desses nomes.
Mário Alex Rosa | Aletria
Essa é uma história de outro mundo (ou satélite natural). O quão longe a sua imaginação pode te levar? A do Cosmonauta o levou até a Lua! Com um traje especial e um foguete tão alto quanto um pulo, ele conhece as estrelas, o universo e o tão esperado satélite natural do planeta Terra. Ao lado do personagem principal, as crianças podem viajar pela galáxia por meio das ilustrações que tratam de representar cada pontinho de luz e mistérios do universo, planetas, além de um céu estrelado. O Cosmonauta e o leitor ficam juntos, em órbita, refletindo sobre tudo que está fora da gravidade da Terra, como os sonhos de um amor eterno.
Davina Bell | Brinque-Book
Ser inteligente não significa apenas tirar nota boa. Por meio das 34 páginas da obra, Davina conta o quanto cada criança pode ser “sabida”. Pode ser ao fazer um desenho assustador no Dia das Bruxas, em transformar uma caixa aberta em um barco, ao contar uma história com início, meio e fim ou deixar alguém com vergonha mais a vontade. Cada criança é única e tem sua própria área de aptidão. Há várias maneiras de ser inteligente, e passar horas observando a natureza, saber fazer contas, inventar brincadeiras e fazer todos os tipos de experimentos científicos da escola estão dentro do “catálogo”.
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"