Drive-thru: Idoso vai receber vacina da Covid-19 de charrete e vira sensação em Goiás

Juarez Barbosa, de 90 anos, chamou a atenção ao entrar na fila da primeira dose do imunizante na cidade de Piracanjuba

Resumo da Notícia

  •  Juarez Barbosa, de 90 anos, não abriu mão do seu transporte favorito para ir até o posto receber a primeira dose da vacina da Covid-19
  • O idoso foi de charrete receber o imunizante
  • O caso aconteceu em Piracanjuba, na região sul de Goiás

O aposentado Juarez Barbosa, de 90 anos, não abriu mão do seu transporte favorito para ir até o posto em Piracanjuba, na região sul de Goiás, receber a primeira dose da vacina da Covid-19. O idoso acabou chamando a atenção de toda a fila do drive-thru ao aparecer de charrete com o cavalo na última quinta-feira, 10 de fevereiro.

-Publicidade-
O idoso tomou a primeira dose da vacina na quarta-feiral (Foto: Freepick)

O senhor recebeu a primeira dose do imunizante em cima do animal, como queria. Em entrevista ao G1, a sobrinha de Juarez, Denise Barbosa de Oliveira, de 42 anos, conta que o tio estava muito ansioso para ser vacinado e retornar às atividades normais.

“A paixão dele é o cavalo. O único meio de transporte que ele utiliza é a charrete. Nesse momento tão importante, não podia ser diferente. Ele não pensou duas vezes quando chegou a vez dele tomar a vacina”, disse.

Idoso de 90 anos vai de carroça se vacinar contra a Covid-19, em Piracanjuba (Foto: Divulgação / Reprodução / G1)

A sobrinha também confessa que a imunização foi um alívio coletivo para a família, que temia que o idoso fosse contaminado e viesse a desenvolver um quadro grave pela idade avançada. “Ele é a paixão da família. Ficamos aliviados por saber que terá mais chances de continuar ao nosso lado por mais tempo”, afirma.

São Paulo antecipa vacinação de idosos acima de 85 anos

Nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, o governo do estado de São Paulo realizou uma coletiva de imprensa no início da tarde para anunciar a chegada de mais insumos no Instituto Butantan, a antecipação da vacinação dos idosos acima de 85 anos e como está o ritmo da imunização no estado.

Rio também libera calendário de vacinação (Foto: Freepick)

Prevista para começar na próxima segunda-feira, 15 de fevereiro, o governador do estado de São Paulo, João Doria, explicou que a imunização para idosos a partir de 85 anos começará na sexta-feira, 12 de fevereiro. Para os idosos acima de 80 anos, a vacinação terá início no dia 1º de março no estado. “O governo conseguiu antecipar o cronograma com as mais 900 mil doses da vacina do Butantan. Nessa nova fase, serão vacinados 309 mil idosos em todo o Estado”.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, explicou que estão sendo produzidas por dia cerca de 600 mil doses da CoronaVac para a imunização da população. Nesta quarta, chegaram ao Brasil 5,6 mil litros de insumos vindos da China para a produção da vacina. A partir disso, serão produzidas aproximadamente 8,7 milhões de doses, futuramente distribuídas ao Plano Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde.

Como irá funcionar

Regiane de Paula, coordenadora de controle de doenças da secretaria de estado da Saúde, explicou que a partir das 900 mil doses da vacinas entregues, será possível imunizar as pessoas de 90 anos, começar a 2ª dose da primeira fase (profissionais da saúde, indígenas e quilombolas) e ainda antecipar a vacinação para os idosos de 85 a 89 anos devido toda a logística. Os imunizantes foram entregues aos 645 municípios.

“A vacinação dos idosos é a liberdade daqueles que permaneceram em casa e ficaram afastados da família e a partir disso, terão a oportunidade de retornarem aos laços familiares”, completa Jean Gorinchteyn, secretário de Saúde.

Veja o calendário de vacinação:

  • 05/02 – a partir de 90 anos em UBSs
  • 08/02 – a partir de 90 anos em drive-thurs
  • 12/02 – a partir de 85 anos
  • 01/03 – de 80 a 84 anos