Família

“Ele merece estar em um local público como qualquer outra criança”, desabafa mãe ao defender filho com autismo

Reprodução/Facebook/Ashley Wright
Reprodução/Facebook/Ashley Wright

Publicado em 30/06/2018, às 12h59 por Redação Pais&Filhos


Ashley Wright decidiu expor uma situação desconfortável que passou quando estava com seus filhos no zoológico de Peterborough, no Canadá. Logan, de 13 anos, é autista e teve um ataque de pânico durante o passeio. Foi quando a família ouviu comentários preconceituosos vindos de um desconhecido.

Em uma publicação no Facebook, ela escreveu um desabafo e uma carta aberta ao homem, que já soma 17 mil reações e 13 mil compartilhamentos: “Você vai ver essa postagem? Provavelmente não. Mas talvez, só talvez, outra pessoa vai ler esse texto e pensar duas vezes antes de fazer alguém se sentir mal sobre si mesma do jeito que você fez.”

Ela também disse que Logan sofre de desenvolvimento tardio, síndrome de Tourette e ecolalia. Mas, no dia do passeio, o menino estava superanimado: “Ele estava falando alto, batendo palmas, pulando. Estava feliz”. Nesse momento, o homem desconhecido estava próximo à família. “Você continuou virando para trás e nos encarando, mas de início isso não me incomodou. Estávamos no lugar preferido do Logan. Ele havia estudado muito a semana toda para ganhar esse passeio e, honestamente, achei que você era apenas mais um curioso.”

Pouco tempo depois, Ashley percebeu que o homem não estava apenas curioso. “Logan começou a ranger os dentes, fazer um barulho alto e começou a se beliscar. Eu notei que você e sua família pararam e ficaram olhando para nós de novo. Eu sei que você assistiu a tudo. Pude ver pelo canto dos olhos enquanto Logan tentava puxar meu cabelo, gritando, e quando ele mordeu o próprio braço. Você começou a andar até nós, ficou muito próximo e gritou ‘Por que as pessoas trazem crianças como essa para locais públicos? Elas destroem a sociedade.'”

Ashley relatou que um segundo homem apareceu e pediu para o desconhecido deixar a família em paz. “Você poderia ter me perguntado se eu queria ajuda ou poderia ter feito como a maior parte das pessoas, que olham e vão embora. Esse homem que me ajudou veio me perguntar se estava tudo bem e disse para continuar fazendo um bom trabalho como mãe. Depois, ele foi embora, cuidar da própria vida.”

“Você tem sua opinião, e eu acredito que você acha que ela é válida, mas está errado. Logan estava gritando e provavelmente assustando algumas pessoas, mas o que você não percebe é que o meu filho merece estar em um local público como qualquer outra criança.”

A mãe fez esse desabafo como forma de protesto para que outras crianças com autismo não passem pela mesma situação. “Tudo o que eu posso esperar é que, no futuro, se uma situação como essa acontecer de novo, que outra família não se sinta como você nos fez sentir. Também espero que os seus filhos não cresçam pensando que crianças como Logan não deveriam sair em público, porque ele precisa de interação social. Ele merece ver os camelos depois de uma semana de bom comportamento e merece ser tratado tão bem quanto qualquer outra criança”, completou.

Duas semanas depois da publicação da mãe, a família recebeu uma excursão particular no zoológico de Peterborough. Desta vez, Logan pôde ver os camelos e curtir o passeio em paz com a família.

Leia também:

Autismo, reconhecimento e amor: “Aprendemos a cada dia com nosso filho a sermos pessoas melhores”

Emocionante: Menina com autismo não-verbal diz ‘mamãe’

Mãe escreve texto emocionante sobre filho com autismo


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Ex-namorada de Anderson, do Molejo, fala sobre morte do cantor: "Arrasada"

Rafa Justus - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Rafa Justus mostra em vídeo resultado da rinoplastia feita aos 14 anos

Viviane Araújo compartilha primeira viagem do filho Joaquim - Reprodução/Instagram @araujovivianne

Bebês

Viviane Araújo mostra o irmão do filho, Joaquim, e se declara: “Muito amor”

Virginia chama atenção por roupa ousada na festa do Neymar - Reprodução/Instagram

Notícias

Virginia é criticada por roupa usada em festa de Neymar: “Desrespeitoso com a própria família”

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha