Publicado em 21/04/2023, às 05h34 - Atualizado às 09h53 por Redação Pais&Filhos
Na última quinta-feira, dia 20 de abril, o casal Eliezer e Viih Tube compartilharam um momento de surpresa que tiveram com a filha Lua, que tem menos de um mês de vida.
Eliezer e Viih Tube apareceram cuidando da primeira filha juntos, a menina Lua, que tem semanas de vida. A recém-nascida veio ao mundo no domingo de Páscoa deste ano, dia 9 de abril, no período da manhã. Apesar de ter nascido no dia 9, o casal de ex-BBB’s apenas anunciou o nascimento da menina dias depois, no dia 13 de abril. Viih Tube já havia anunciado o desejo de não divulgar nada sobre o parto da filha.
No vídeo, Eliezer estava sendo filmado trocando a fralda da filha enquanto Viih Tube arrumava algumas coisas ao fundo do mesmo cômodo. Eliezer havia pedido para ser filmado trocando a fralda da menina, mas não esperava a surpresa. Ele começa o vídeo falando: “Esse umbigo aqui… O umbigo dela caiu! Eu consegui pegar o momento ainda que eu pedi para ela filmar eu trocando a roupa dela e pegou o momento em que a gente descobriu que o umbigo dela caiu!”. Na legenda do vídeo, Viih tube escreve: “Caiu e perdemos ele”. Mais tarde, o influenciador volta para dar atualizações sobre o caso do umbigo: “Acho que o cachorro comeu”.
Na barriga da mãe, é através do cordão umbilical que o bebê se alimenta e “respira”. Ele é cheio de veias, artérias e terminações nervosas responsáveis pela troca de nutrientes e oxigênio com a mãe. No parto, o cordão se torna uma última ligação física entre o bebê e a mãe – dá estabilidade ao organismo enquanto a criança está começando a respirar pelo pulmão, se adaptando às diferenças de pressão entre o interior do útero e o ar. A recomendação é que se espere o cordão parar de pulsar para só então cortá-lo.
Após o nascimento, o cordão umbilical torna-se o coto, um pedaço de tecido de dois ou três centímetros de pele morta, que costuma escurecer, secar e cair em cerca de duas semanas. Essa parte do umbigo não tem circulação sanguínea, ou seja, o bebê não sente nada quando essa parte do corpo é manuseada.
Os primeiros cuidados são dados pela maternidade ou pelo profissional que acompanhar o parto, mas depois é a mãe ou o pai que cuida para que o coto se transforme em um umbigo na barriga fofa do bebê.
Sabemos que muitas mães e pais têm receio de mexer no coto umbilical do recém-nascido. Mas não é preciso ter todo esse medo: “O umbigo não dói, não tem nervação, o coto é um pedaço de pele da mãe, por isso, não precisa ter medo de mexer”, explica Nelson Ejzenbaum, pediatra da Sociedade Brasileira de Pediatria, pai de Ariel, Patrick e Alicia. O máximo que o bebê pode sentir é um pequeno incômodo, mas não dor – e cuidar do coto é mais simples do que parece.
A região precisa ser limpa a cada troca de fraldas para evitar a contaminação do coto com as fezes. Na hora do processo, você deve fazer o seguinte:
Mas não se assuste se sangrar um pouco, é normal. Além disso, depois que o coto cai, você pode perceber uma leve mancha de sangue na fralda do bebê, o que também não é motivo para preocupação. Apenas continue com a limpeza até a cicatrização completa. O coto umbilical costuma cair sozinho entre 7 e 21 dias de vida do bebê. Caso ultrapasse esse período, fique atenta e procure seu pediatra para pesquisar se a criança tem hipotireoidismo.
Tampar o umbigo com curativos não é recomendado – embora se fizesse isso antigamente. “O umbigo precisa respirar”, alerta o médico. Hoje, existem até fraldas descartáveis para os recém-nascidos com um orifício na altura do umbigo para ajudar nessa ventilação.
Também ao contrário do que se falava no passado, o banho no umbigo está completamente liberado. Água e sabonete neutro podem ser usados na região e o bebê não vai sentir nenhuma dor – lavar bem as mãos antes e higienizar bem o coto são o segredo para deixá-lo a salvo de problemas.
Outra lenda urbana diz que, se o bebê chorar muito, ele pode desenvolver hérnia umbilical. Esse problema surge pela separação da musculatura abdominal e pela fraqueza de outras estruturas da parede abdominal da criança. Ou seja, independe de esforço ou dos cuidados dos pais. Pode surgir logo nos primeiros meses de vida ou até mais tarde, na vida adulta. Em alguns casos é necessária cirurgia corretiva, mas na maioria das vezes o fechamento é espontâneo e acontece até os dois anos de vida.
Ligue o som! O barulho do Gira Gira, mais um lançamento da linha TUDO de Ri Happy, é música para os nossos ouvidos, além de trazer boas lembranças
Bebês
Mãe é alvo de críticas após amamentar o filho em supermercado: “Errado em tantos níveis”
Ele cresceu! 🥰
Filho de Giovanna Antonelli e Murilo Benício se torna modelo e prova que a beleza é de família
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
Aos 13 anos, filha de Roberto Justus e Ticiane Pinheiro toma decisão sobre morar fora do país
A família vai aumentar 😍
Vem bebê por aí! Eliezer fala sobre a data de chegada de 2° filho com Viih Tube