Em SP, crianças infectadas por varíola dos macacos têm entre 4 e 6 anos: “emergência de saúde pública”

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os três casos da doença detectados em crianças, no estado de São Paulo, foram em duas meninas de seis anos e um menino de quatro anos

Resumo da Notícia

  • Casos de varíola dos macacos em crianças foram identificados no estado de SP
  • São três crianças infectadas até o momento, duas meninas e um menino
  • As crianças estão em casa sendo monitoradas

Nessa quinta-feira, do dia 28 de julho, a Prefeitura de São Paulo confirmou três casos de ‘monkeypox’, a varíola dos macacos, em crianças: duas meninas de seis anos e um menino de quatro anos. Até onde se sabe, uma das crianças teve contato com um parente infectado, porém os outros dois casos ainda estão sendo investigados mediante a contaminação.

-Publicidade-
Brasil é o sexto país com maior número de casos
Brasil é o sexto país com maior número de casos da Varíola dos Macacos (Foto: Reprodução/G1)

Esses são os primeiros casos registrados em crianças na capital. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, tanto as duas meninas, quanto o menino apresentam bolhas na pele, dilatações nos gânglios e febre. Os três estão em casa, com o objetivo de evitar a circulação da doenças, e estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal da Saúde.

Ainda, segundo as apurações feitas, pelas secretarias estadual e municipal de saúde, sobre os casos em crianças, uma das meninas teve contato com um parente que manifestou a doença, enquanto os outros dois casos continuam em análise para verificação da origem das infecções.

Em comunicado oficial divulgado pelo órgão municipal de saúdo, também nessa quinta-feira, a doença deve ser levada a sério: “No último sábado (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que a doença é uma emergência de saúde pública, de caráter global. Com a nova realidade internacional, busca-se aumentar a coordenação entre os países e reforçar os mecanismos de busca ativa, com o objetivo de implementar medidas que ajudem a conter a circulação do vírus”

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Assista agora o POD&tudo com Marcos Piangers e Ana Cardoso! Em um bate papo muito divertido, eles falam da estreia do filme “O Papai é Pop”, inspirado no best-seller de Piangers, interpretado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, que estreia no próximo dia 11 de agosto.