Higiene nasal: o cuidado com a saúde é ainda mais essencial no inverno

As doenças respiratórias podem ser muito preocupantes e, por isso, te mostramos a importância da higiene nasal diária na hora de proteger toda a família¹

Resumo da Notícia

  • Nas épocas mais frias do ano, a prevenção e cuidado contra doenças respiratórias se torna ainda mais importante
  • A higiene nasal deve se tornar um hábito na sua família para proteger todos
  • A limpeza nasal pode ser realizada de várias maneiras, sendo interessante priorizar a que sua família mais se adapta

O inverno está chegando e, com ele, as preocupações com as doenças respiratórias². Durante esse período e em meio a essas preocupações, a higiene nasal diária pode ser uma aliada para garantir a saúde de toda a família¹.

-Publicidade-
A higiene nasal é muito importante para proteger sua família contra as doenças respiratórias¹
A higiene nasal é muito importante para proteger sua família contra as doenças respiratórias¹ (Foto: Getty Images)

Segundo a Dra. Maura Neves, filha de Manuel e Maria Lucia, otorrinolaringologista e consultora médica da Libbs, as doenças respiratórias surgem em momentos em que ficamos mais aglomerados em ambientes fechados – o que facilita a circulação do vírus.

“Especialmente no outono e inverno, há tradicionalmente uma maior circulação dos vírus respiratórios. Eles circulam o ano todo, mas nessa época, biologicamente, a mãe natureza ‘aumenta’ a sua proliferação”, explica. “Em contrapartida, nós temos uma tendência em ficar em ambientes mais fechados, por conta das temperaturas mais baixas”.

A soma disso, como explica a especialista, “facilita a proliferação de doenças respiratórias. Por isso, juntamos condições climáticas com aumento da circulação dos vírus e condições sociais nas quais nos aglomeramos mais. Assim, nessa época a gente tem que ter mais cuidado com essas doenças respiratórias”.

A higiene nasal diária auxilia na prevenção de doenças respiratórias

Nesta realidade, é mais do que essencial entender quais são os cuidados para prevenir você e sua família das doenças respiratórias. A Dra. Maura ainda ressalta quais são as mais comuns nas crianças. “As principais doenças respiratórias são as virais, como gripes e resfriados. Junto com isso, temos uma propensão às infecções bacterianas: as otites, sinusites, pneumonias, junto com as faringites. Praticamente todas as ‘ites’ do trato respiratório superior”.

A higiene nasal previne a sua família das doenças respiratórias do inverno!
A higiene nasal previne a sua família das doenças respiratórias do inverno! (Foto: Getty Images)

Manter a higiene nasal em dia é, assim, muito importante. Isso porque ela remove o muco nasal, secreções, restos de células e crostas. E essas pequenas “sujeiras”, quando acumuladas dentro do nariz, facilitam a instalação de vírus e bactérias. Por isso, para além de limpar, esse processo também hidrata a narina e deixa a respiração mais confortável³!

Como fazer a higiene nasal?

A limpeza nasal pode ser feita de várias maneiras, mas é importante priorizar aquela que deixa o seu filho mais confortável. Ela pode ser realizada com o soro fisiológico injetado no nariz por meio de um jet (ou, se preferir, uma seringa) em uma das narinas da criança⁴.

A Libbs possui o Salsep Jet e o Salsep Jet Kids – ambos pensados para facilitar a limpeza profunda das narinas e proteger a sua família. Além disso, possuem frasco e bico anatômico fixo ao frasco, que promove mais segurança e conforto na aplicação⁵,⁶. Perfeito para se prevenir de qualquer lugar! Para saber mais informações, acesse o site e confira a linha completa de produtos Família Respira.

REFERÊNCIAS

1. De Melo, Ana Carolina Cardoso; Gomes, Adriana Oliveira Camargo; Da Cunha, Daniele Andrade; Lima, Sandro Júnior Henrique; Pereira Lima, Wigna Rayssa, Da Cunha, Renata Andrade; Da Silva, Hilton Justino. Mudança nas áreas nasais em crianças com respiração oral após a limpeza e massagem nasal. CoDAS 2016;28(6):770-777.

2. Teixeira Gonçalves, Fábio L.; Stagliorio Coelho, Micheline de S. Z. Variação da morbidade de doenças respiratórias em função da variação da temperatura entre os meses de abril e maio em São Paulo. Ciência e Natura, vol. 32, núm. 1, 2010, pp. 103-117. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Brasil. ISSN: 0100-8307.

3. Sih, Tania; Cavinato, José Nelio. A Importância da Higiene Nasal em Crianças. 2009

4. Data on file. Relatório final – Avaliação da eficácia antisséptica por meio do ensaio de halo de inibição em três(03) microrganismos. Campinas: Kosmosciences; 2021.

5. Mansour B, Elias N. Foreign Body Aspiration in Children with Focus on the Role of Flexible Bronchoscopy: A 5 Year Experience. lsr Med Assoc J. 2015;17(10):599-603.

6. Fidkowski CW,Zheng H, Firth PG. The anesthetic considerations of tracheobronchial Foreign bodies in children: a literature review of 12,979 cases. Anesth Analg. 2010:111(4):1016-25.

SALSEP® JET KIDS (cloreto de sódio 0,9%), SALSEP® JET (cloreto de sódio 0,9%). Indicações: fluidificante e descongestionante nasal. MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Nº 199/2006. AFE Nº 1.0033-3. Serviço de Atendimento Libbs: 0800-0135044. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. SALSEP® É UM MEDICAMENTO, SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.

Acesso em maio de 2022.