Leo Chaves abre o jogo sobre criação dos filhos: “O importante é estar presente de verdade”

O cantor sertanejo é pai de três meninos, Matheus (12), Antônio (8) e José (3)

O cantor se divertindo com os filhos (Foto: Reprodução / Instagram)

Leo Chaves, pai de Matheus (12), Antônio (8) e José (3), fruto do relacionamento com Tatianna Sbrana, tem uma rotina super puxada de quem tem shows pelo Brasil todo. Apesar de ter a agenda lotada, o cantor não deixa de ser um paizão que está sempre tentando ter uma boa relação com os filhos. No Instagram, Leo adora compartilhar momentos ao lado das crianças, seja na Fazenda, onde viveu a infância, ou no apartamento onde vivem, em Uberlândia.

-Publicidade-

Além de cantor, Leo Chaves também se divide em uma vida de palestrante, escritor e empresário. Nas palestras, o cantor sempre reflete sobre a relação com os filhos. Ele reconhece que apesar de estar presente fisicamente, muitas das vezes, não era tão próximo dos filhos, o que fez repensar sobre a relação que ele possuía, passando por uma transformação muito grande. Houveram muitos momento que o fez repensar sobre a questão dos filhos, como no dia que Matheus, após uma festa em casa, estava chorando e quando questionando, disse para Leo que estava cansado de ser o último da fila e que não eram amigos.

“Naquele momento eu percebi que as coisas estavam erradas. Para mim parecia ter conquistado tudo, mas, no fundo, sentia o vazio de não ter nada”, explicou Leo Chaves em exclusiva a Pais&Filhos. Hoje, o cantor entendeu que é possível conciliar a rotina nas estradas com uma relação ainda mais próxima com os filhos. “O importante é estar presente de verdade nos momentos em que estamos juntos. Divido com eles a minha vida e pergunto sobre a deles também”, contou.

-Publicidade-

“Tento entrar no universo deles, e permito que eles entrem no meu. É importante o olho o carinho direcionado. Se seu filho é moleque, seja em alguns momentos um moleque divertido. Se seu filho tem medos, conte também dos seus medos. Se ele é ansioso, se coloque no mesmo terreno e conte de suas ansiedades, e como as enfrenta”, disse dando dicas a todos os pais de como ter boa relação com os filhos.

Para Leo, o momento com os filhos é algo muito especial. Ele evita qualquer distração como celular e eletrônicos, tudo para ter momentos únicos. “Hoje com meus filhos, temos momentos só nossos, de completa conexão, evitando celular ou televisão,
com brincadeiras e muita conversa, contando histórias do dia-dia, assim consigo participar da vida deles”, finalizou.

O cantor sertanejo contou que um dos momentos mais difíceis é educar os filhos de forma independente, para que consigam ter uma liberdade de escolha consciente sobre todas as situações, mas é claro, de maneira moderada.  “Entendo hoje, que
o maior legado que podemos deixar aos nossos filhos é a autonomia. Precisamos questionar sempre, orientar acompanhando com limites. Nos momentos em que estiverem conflitos, deixá-los buscar a solução e motivá-los à reflexão”, contou.

Ainda, a principal parte de dar uma autonomia aos filhos, é no momento de conflitos. Para Leo, essas habilidades precisam ser aprendidas para que já comece a ser desenvolvida na infância.”Tento sempre estimular meus filhos a tomarem decisões e fazerem escolhas, principalmente nos momentos de tensão. Essas habilidades precisam ser treinadas, e é bom que comece na infância. A metáfora que gosto para contextualizar esse processo é pensar em como se ensina o filho a andar. É preciso deixá-los enfrentar o caminhar, mesmo com alguns tombinhos, com liberdade em alguns momentos, mas observando e acompanhando de mãos dadas diante do perigo!”, explicou.

Quanto mais cedo os hábitos são aprendidos, melhor é. Os filhos têm mais chances de serem adultos com muito sucesso e confiantes.  “Quero filhos que sejam adultos sucessores, que saibam lidar com os nãos da vida, tomando decisões concisas e maduras, mas infelizmente temos outros costumes, automatizamos muito e não os treinamos para decidirem! Mudei minha
forma de condução, quando meus filhos me trazem problemas hoje, questiono, instigo a reflexão e peço que me tragam notícias de como solucionaram. Quando sinto que é necessário oriento, mas ainda assim estimulando o pensamento através do questionamento”, finalizou.

Leia também:

Dia dos Pais: 14 sugestões de produtos para você presentear seu pai

Príncipe Harry posta foto do filho e comemora seu primeiro Dia dos Pais

Dia dos Pais: 6 hotéis para você curtir com a família

-Publicidade-