Mãe descobre câncer no rim em filho de 18 meses: “Sabia que algo estava errado”

Emma Rigby e o parceiro Dan levaram o filho às pressas para o Hospital Leighton em Cheshire há dois meses, depois que ele ficou muito doente com uma alta temperatura

Resumo da Notícia

  • Emma Rigby é casa com o parceiro Dan Eastwood
  • Recentemente a mãe descobriu que o filho de 18 meses estava com câncer no rim
  • O bebê precisou passar por cirurgia e quimioterapia

Uma mãe cujo filho de 18 meses foi diagnosticado com um tipo de câncer renal disse que “sabia que algo estava errado” antes de receber o diagnóstico devastador. Emma Rigby, 25, e o parceiro Dan Eastwood levaram o filho às pressas para o Hospital Leighton em Cheshire há dois meses, depois que ele ficou muito doente e com febre alta.

-Publicidade-

Emma disse que James raramente ficava doente, o que a levou a suspeitar que algo não estava certo. A equipe do Hospital Leighton deu antibióticos a James imediatamente, para manter os sinais vitais estáveis. Mas depois de três horas, eles chamaram uma ambulância e o encaminharam ao “Alder Hey Children’s Hospital” em Liverpool como um caso de emergência.

Sob os cuidados de Alder Hey, James fez um ultrassom para descobrir a causa da doença repentina, relata o Liverpool Echo. O ultrassom voltou, e James foi diagnosticado com um tumor de Wilms – um tipo de câncer renal em crianças. Cerca de 70 crianças no Reino Unido desenvolvem um tumor de Wilms a cada ano, e isso geralmente afeta crianças menores de cinco anos.

O site do “NHS Inform” afirma: “O tumor de Wilms é um tipo de câncer renal, que se acredita vir de células muito especializadas no embrião, conhecido como blastema metanéfrico. Essas células estão envolvidas no desenvolvimento dos rins da criança enquanto estão no útero. As células geralmente desaparecem no nascimento, mas em muitas crianças com tumor de Wilms, aglomerados de células renais primitivas, chamadas de restos nefrogênicos, ainda podem ser encontrados.”

Bebê de 18 meses foi diagnosticado com câncer no rim
Bebê de 18 meses foi diagnosticado com câncer no rim (Foto: Reprodução/Mirror)

A razão de James ter ficado tão doente foi devido à ruptura do tumor, a mãe disse: “Ele ficou fora de si por cerca de quatro dias.” Os médicos tiveram que realizar duas transfusões de sangue enquanto James estava na Unidade de Alta Dependência e, em seguida, colocar o filho de 18 meses em um curso de quimioterapia por seis semanas.

Emma disse: “Assim que a quimio começou, foi como se toda a energia dele voltasse imediatamente.” Após cinco semanas de quimioterapia, os especialistas ficaram chocados ao descobrir que o tumor havia encolhido mais da metade do tamanho, ao que Emma disse que “ninguém esperava isso”.

James conseguiu deixar o hospital durante o período de quimioterapia e passou-o em casa com a mãe e o pai, de 28 anos. A família, de Northwich, em Cheshire, ficou aliviada com a rapidez com que James estava se recuperando, falando ao ECHO, a mãe Emma disse: “Tem sido difícil, mas nós dois somos cristãos, e isso significa muito para nós saber disso que todos estavam orando para que James melhorasse.

“James é o garotinho mais feliz, e ele tem sido muito positivo em tudo isso. Mesmo quando estávamos chateados, ele estava lá com um sorriso no rosto.” Ela acrescentou: “A equipe [da Alder Hey] foi incrível, o conhecimento da nossa oncologista, Lisa, nos ajudou a prosseguir. Seu cirurgião, o Sr. Jones, agiu como se isso não fosse nada [a cirurgia], suponho que seja apenas um dia normal para eles, é uma loucura, eles realmente não poderiam estar melhores.”

A cirurgia de James ocorreu em 28 de outubro, eles removeram o rim para se livrar do tumor. James deixou o hospital em 3 de novembro e desde então recebeu outra dose de quimioterapia. Ele precisará manter o tratamento por pelo menos mais seis meses, apenas para garantir que todos os vestígios do tumor sejam removidos do corpo.

O site do “NHS Inform” nos ensina como procurar os sintomas do tumor de Wilms: “O sintoma mais comum é um abdômen inchado, que geralmente é indolor. Às vezes, um dos pais ou responsável pode sentir um caroço no abdômen que pode ser muito grande.

“Ocasionalmente, o tumor pode sangrar levemente e isso pode irritar os rins e pode ser doloroso. Pode haver sangue na urina do seu filho ou a pressão arterial pode aumentar. A criança também pode ter febre alta, dor de estômago, perda de peso ou falta de apetite.”