Marte já foi como a Terra no passado, acredita cientista da Nasa

Em um vídeo, Becky McCauley Rench explica as evidências da teoria e os motivos dos planetas serem tão diferentes hoje em dia

Resumo da Notícia

  • Acredite se quiser: Marte já foi parecida com a Terra
  • Uma cientista da Nasa explicou os motivos que explicam essa teoria
  • Porém, essas similaridades já foram perdidas há muitos anos

É isso mesmo que você leu, a Nasa acaba de publicar um vídeo em que mostra as razões para acreditar que o Marte, o planeta vermelho, já teve condições bem parecidas com as da Terra, sendo “mais húmida e mais quente”.

-Publicidade-
Marte já foi bastante similar a Terra, mas teve uma redução nas evoluções geológicas
Marte já foi bastante similar a Terra, mas teve uma redução nas atividades geológicas (Foto: Unsplash)

Para explicar mais sobre a questão, a cientista Becky McCauley Rench começou dizendo: “Independentemente de quando o Sistema Solar se formou há mais de 4 bilhões de anos, Marte e a Terra foram formadas da mesma substância então eram bem parecidas”.

Na sequência, a especialista explicou que apesar de, hoje, ao olharmos para o planeta vermelho, vermos um local seco em comparação ao nosso, há evidências de que no passado existiram lagos e riachos. “É ate possível que teve um oceano raso ao norte”.

Porém, ela afirma que eles se divergiram e, atualmente, há dois planetas bem diferentes entre si: “Enquanto a Terra progrediu com placas tectônicas e o desenvolvimento de vida, as atividades geológicas de Marte diminuíram, perdendo água e se tornando um planeta muito mais seco”.

Como Marte e a Terra foram formadas da mesma substância, já foram parecidas há muitos anos
Como Marte e a Terra foram formadas da mesma substância, já foram parecidas há muitos anos (Foto: Reprodução/ Canva)

A partir destes estudos, os cientistas da Nasa entendem que, sim, Marte já foi como a Terra, porém isso deve ter acontecido há bilhões de anos. Para entender mais sobre o passado e possibilidade de futuro no planeta vermelho, a empresa continua fazendo estudos. Confira o vídeo na íntegra aqui.