Família

Menino de 7 anos morre por inalar calcário após ser soterrado no Paraná

A morte de Arthur foi constatada na unidade hospitalar - Reprodução/ Facebook
Reprodução/ Facebook

Publicado em 10/08/2023, às 13h14 por Sophia Dolores, filha de Lucineia e Nilo Júnior


Um menino de 7 anos morreu depois de ter inalado calcário, enquanto brincava em um monte do material, na última quinta-feira, 3 de agosto. Segundo o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar, o pai usaria o calcário na lavoura, na fazenda da família, em Ipiranga, Campos Gerais, no Paraná.

O tio do menino publicou no Facebook a última foto, do momento em que ele brincava com o calcário.“Essa foto foi a última, tirada poucos minutos antes do seu trágico falecimento, ocasionado pela inalação de calcário, enquanto brincava”, afirmou. “As lembranças que terei de você, meu querido, sempre serão as melhores”, disse ele.

A família, tomada pela dor da perda, revelou que não tinha conhecimento dos riscos associados ao manuseio do calcário, já que a vítima e outras crianças da família haviam brincado com o material em outras ocasiões sem problemas aparentes. Arthur Emanuel foi sepultado nesta última sexta-feira, 4 de agosto, no cemitério do Taquari dos Polacos, uma localidade rural de Ponta Grossa no Paraná.

O pai usaria o calcário na lavoura, na fazenda da família, em Ipiranga, Paraná (Foto: Reprodução/ Facebook)

Na imagem publicada, Arthur aparece “enterrado” até a cintura na montanha de cal, fazendo sinal de positivo com as duas mãos. O boletim informa que, ao perceber que a criança estava enterrada no calcário, o pai o retirou de lá e o levou para o hospital. O menino, no entanto, passou mal e acabou falecendo no meio do trajeto. A morte foi constatada na unidade hospitalar.

A Polícia Civil do Paraná informou que o caso está sendo apurado e que ainda não há mais informações. “A Polícia Civil do Paraná está investigando o caso e realizando diligências para esclarecer o fato”, disse um porta-voz. “A PCPR aguarda laudos periciais que auxiliarão nas investigações. Devido ao abalo emocional, oitivas serão realizadas nesta semana”, completou.

O produto, quando inalado, pode irritar o sistema respiratório e causar danos graves ao pulmão (Foto: Freepik)

Criança morre com suspeita de síndrome respiratória grave e Ministério da Saúde investiga

Durante o último domingo, 28 de junho, o Heitor Rafael de Oliveira, de apenas 1 ano, faleceu após sofrer uma parada cardiorrespiratória e quadro febril, além de sofrer uma infecção pulmonar. De acordo com reportagem do g1, a mãe da criança, Bianca Oliveira, suspeita que o Heitor tenha sido vítima da Síndrome Respiratória Aguda (Srag). A matriarca contou que o filho começou a apresentar tosse e chiado no peito na última segunda-feira, 20 de junho. No entanto, não tinha falta de ar ou qualquer dificuldade para respirar.

Ministério da Saúde aprovou um documento com critérios para o diagnóstico de TDAH (Foto: Reprodução/Pinterest)

Em sequência, a família se direcionou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral. O menino foi atendido e medicado, apresentando melhoras no quadro de saúde. “Dois dias antes de ele falecer fui até a UPA e passaram xarope, dipirona e azitromicina. Mandaram eu vir para casa e dei os remédios para ele direitinho, no horário certo, e quando foi ontem [domingo, 26] acordei, fiquei assustada porque ele estava com muita falta de ar e todo molhado e tendo crise de convulsão. Então, corri pra UPA a pé porque estava tão desesperada que não liguei para ninguém”, relembrou Bianca.

Ao g1, a mãe de Heitor contou que, após o primeiro atendimento, o filho apresentou melhoras após tomar a medicação. No entanto, ele teve uma piora repentina. Foi nesse momento em que retornou a UPA e falou que, ao ao passar pela triagem de classificação, foi levada diretamente à sala do médico que decidiu pela internação.


Leia também

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Eliezer e Viih Tube recriam a foto que fizeram na 1ª gravidez e detalhe chama atenção

Foto:  Reprodução/ UOL

Gravidez

"Fui demitida no dia que voltei da licença-maternidade depois de 5 minutos"

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Sophie Charlotte e Daniel Oliveira anunciam fim de casamento: "Foi uma grande viagem"

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Mãe e filha - (Foto: Reprodução/Freepik)

Família

Mãe diz que se arrependeu de adotar filha após conseguir engravidar: "Nunca senti que ela era minha"