Família

Mulher é vítima de golpe da maquinha do cartão no táxi e leva rombo de 84 mil reais na conta

A Febraban alerta: tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha - Pixabay
Pixabay

Publicado em 19/08/2022, às 11h51 por Carolina Ildefonso, mãe de Victor


O que você faz enquanto realiza algum pagamento com o seu cartão de crédito ou débito? Entrega na mão da pessoa, confia e aproveita para responder um WhatsApp? Você não tira o olho dele, até que o cartão volte para suas mãos? Ou você se distrai, para pegar algo dentro da bolsa? Se respondeu a segunda opção, você está certo!

Os golpistas se aprimoram a cada dia e alguns dos crimes podem até parecer um “passe de mágica”, como no “golpe da troca de cartão“. Infelizmente foi o que aconteceu com a produtora de arte, Juliana Di Grazia Costa, filha de Ivani e Narcizo, no último dia 3 de agosto. Ela fez uma corrida de táxi e ao pagar o serviço teve seu cartão sorrateiramente trocado. No dia seguinte, quando foi utilizar o cartão novamente, percebeu aquele não era o cartão dela, acionou o banco, foi verificar a conta e viu que já estava com um prejuízo de quase 84 mil reais.

A Febraban alerta: tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha (Foto: Pixabay)

Juliana conta que em duas horas, entre 18h51 e 20h50, o banco aprovou três compras que somaram 83.709 reais. “Imediatamente entrei em contato com o banco, pois não havia sido informada sobre esses pagamentos”. Ela explica ainda que se assustou com os valores exorbitantes. “Minha fatura tem uma média de 11 mil em gastos mensais. Quando descobri o golpe, liguei, informei o ocorrido e o não reconhecimento das compras e fui informada que uma análise da fraude seria feita e eu teria estorno provisório”.

Segundo Juliana, no primeiro momento, o banco não reconheceu o golpe ela decidiu contratar uma advogada para ajudar no caso. Ela explica também que o estorno não foi feito de imediato. A reportagem entrou em contato com o Itaú em relação aos números sobre esse tipo de golpe que tem ficado a cada dia mais comum, mas fomos informados que não abrem esse tipo de informação.

A vítima contou ainda que, até o fechamento desta reportagem, o banco informou que vai reembolsar o valor do golpe na próxima fatura.

Em nota, o banco Itaú informou: “O banco enfatiza as orientações para que o cliente dê preferência aos pagamentos por aproximação ou ele próprio insira o cartão na maquininha e nunca entregue o cartão a ninguém, nem permita que vejam as informações que estão nele ou a digitação da senha pessoal. O Itaú reforça ainda que, ao ser vítima de golpes e fraudes, o cliente deve contatar o banco imediatamente para bloqueio temporário de senhas, produtos ou serviços e registrar boletim de ocorrência, de modo que as autoridades competentes possam tomar as medidas necessárias. Estas e outras orientações de segurança também estão disponíveis no site itau.com.br/seguranca.”

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa! 

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

Como evitar o golpe da troca de cartão

O coordenador acadêmico do MBA em Cibersegurança da FIAP, Marcelo Lau, pai de Letícia, Isabelle e Artur, alerta que nesses casos além de entrar em contato com o banco e bloquear o cartão é importante também comunicar a polícia. “Assim que possível a vítima deve fazer também um boletim de ocorrência para ficar respaldado legalmente”, reforça Marcelo.

De acordo com dados do relatório global da IBM sobre fraudes financeiras, um em cada três brasileiros já foi vítima de algum tipo de fraude envolvendo o cartão de crédito. O crime é o mais comum não apenas em nosso país, mas também em todo o mundo. No ranking global, depois do Brasil, estão entre os mais atingidos por esse tipo de crime são Singapura e EUA, onde 18% dos cidadãos, respectivamente, já sofreram com isso. China e Japão completam a lista dos maiores, com 15% e 9%, respectivamente.

A fim de diminuir este tipo de golpe, a Federação Brasileira de Bancos publicou algumas recomendações para a prevenção deste tipo de golpe: nunca permita que o cartão seja manuseado por outra pessoa e nem saia do seu campo de visão, confira sempre o valor da transação e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha. Nos casos de “pagamento por aproximação”, entre em contato com o banco para limitar o valor ou desative essa opção.

Fique atento:

Confira todas as dicas da Federação Brasileira de Bancos e saiba como se prevenir:

  • Nunca deixe seu cartão de crédito ou débito ser manuseado por outras pessoas;
  • Não permita que seu cartão saia do seu campo de visão;
  •  Tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
  • Confira sempre o valor antes de concluir a transação;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
  • Cadastre-se para receber avisos por SMS ou e-mail a cada transação realizada com seu cartão. Assim, é possível identificar com rapidez uma transação fraudulenta;
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão. Isso reduz o risco em casos de perda ou roubo;
  • Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético;
  • Nos casos de “pagamento por aproximação”, entre em contato com o banco para limitar o valor ou desative essa opção;
  • Mesmo se estiver com pressa, sempre confira se o cartão devolvido é realmente o seu;
  • Mas se ainda assim cair em algum golpe, o primeiro passo é comunicar imediatamente a instituição financeira e fazer um boletim de ocorrência.

Assista agora o POD&tudo com a bailarina e influenciadora Lore Improta:


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar