Família

Nova ferramenta do Youtube permite experiência supervisionada para crianças: entenda como funciona

A partir da nova ferramenta, os pais podem monitorar o uso das crianças mais velhas no YouTube convencional - Getty Images
Getty Images

Publicado em 24/02/2021, às 08h03 - Atualizado às 08h13 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco


Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, o YouTube anunciou o lançamento de uma ferramenta que permite a criação de uma conta supervisionada pelos pais para os filhos menores de 13 anos na plataforma. Dessa maneira, apesar do monitoramento ser indispensável, a criança passa a desenvolver a própria autonomia durante a experiência de explorar os conteúdos. O produto terá a versão beta nos próximos meses em mais de 80 países.

A partir da nova ferramenta, os pais podem monitorar o uso das crianças mais velhas no YouTube convencional (Foto: Getty Images)

Cada família tem uma maneira e estilo diferente de educar os filhos, além de cada criança ser única. Pensando nisso, o YouTube desenvolveu três configurações diferentes de conteúdo:

Explorar: para aquelas crianças que já estão prontas para fazer a transição do YouTube Kids para o convencional e conhecer outros tipos de conteúdo. Nessa configuração, ela poderá ter uma maior variedade a partir dos nove anos. Estão inclusos vlogs, tutoriais, vídeos de jogos, clipes de músicas, notícias, conteúdo educacional, entre outros.

Descobrir vídeos novos: indicado para usuários a partir dos 13 anos, é possível ter acesso a uma maior variedade de vídeos. É possível ainda ver transmissões ao vivo dentre as mesmas categorias da configuração explorar.

Maior parte do YouTube: inclui quase todos os vídeos disponíveis na plataforma, com exceção daquelas de conteúdo com restrição de idade. Essa configuração possui também assuntos sensíveis que são indicados apenas para adolescentes mais velhos.

A experiência, criada para famílias que acreditam que os filhos estão prontos para conhecer mais a fundo o universo do YouTube, pretende combinar também informações enviadas pelos usuários para mais melhorias. Dessa forma, há ainda a importância de trazer um equilíbrio entre oferecer à família uma maneira de monitoramento confortável e que permita mais liberdade para essa faixa etária.

De acordo com Clarissa Orberg, gerente de parcerias estratégicas do YouTube para educação, saúde e família, a novidade pode trazer diversos benefícios para as famílias. “Esta nova experiência reforça o comprometimento do YouTube com o uso seguro e responsável da plataforma, ao mesmo tempo em que oferece às famílias mais ferramentas para a seleção de conteúdos. Nosso objetivo em ter um recurso supervisionado é promover ambientes saudáveis, mas levando em consideração as preferências dos adolescentes, pré-adolescentes e quem mais assiste aos conteúdos com eles”.

Quais recursos o YouTube irá oferecer para a família?

Dentre as configurações de conteúdo, as famílias poderão gerenciar o histórico de pesquisas e de exibição na conta dos filhos. Além disso, é possível usar controles oferecidos pelo Family Link do Google, que possui um timer de tela.

A ferramenta do YouTube torna a experiência mais segura e dá mais autonomia para a criança no ambiente digital (Foto: Shutterstock)

Apesar da experiência da criança ser quase a mesma de usar o YouTube comum, a família torna o processo mais seguro para a educação digital. Publicidades e anúncios, por exemplo, não serão exibidas em algumas categorias e compras no aplicativo também serão desativadas.

E como fica o YouTube Kids?

Disponível em mais de 80 países e com mais de 35 milhões de espectadores por semana, o YouTube Kids continua sendo aprimorado e aumentando a possibilidade de ferramentas para as famílias como, por exemplo, a opção de selecionar vídeos e canais da plataforma principal para serem exibidos para as crianças.

Mas, a ideia da ferramenta supervisionada na plataforma convencional é dedicada para as famílias que acreditam que os filhos mais velhos estão prontas para fazer a transição do YouTube Kids. A longo prazo, a empresa acredita que poderá fornecer um ambiente mais seguropara as famílias e desenvolver o interesse das crianças mais velhas em explorar, aprender novas habilidades e se conectar com comunidades.


Leia também

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Aline Wirley e Igor Rickli fazem 1ª viagem em família com filhos adotivos - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Aline Wirley e Igor Rickli mostram os filhos pela 1ª vez após adoção: "Parece um filme"

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho