Publicado em 27/03/2020, às 09h45 - Atualizado em 16/01/2023, às 09h18 por Yulia Serra, Editora de conteúdo especializado | Filha de Suzimar e Leopoldo
As pessoas obesas fazem parte do grupo de risco do coronavírus. Mas o que isso significa? Que esse grupo tem maiores chances de contrair a doença e de que ela se complique, por ter a saúde mais debilitada. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é considerado obeso alguém com o índice de massa corporal (IMC) maior do que 30kg/m². A especialista em nutrição da Clínica Ravenna Flávia Fernandes dá mais detalhes sobre o assunto.
“A obesidade é uma doença crônica que involve inflamação contínua do organismo. Não gera dor, mas a longo prazo interfere nos sistemas e órgãos. Isso favorece a debilitação do sistema imunológico, por estar tentando ‘resolver’ aquela inflamação, deixando o corpo mais vulnerável contra infecções, de forma geral” explica. Além disso, a obesidade também dificulta a expansão do tórax durante a respiração, diminuindo a capacidade pulmonar desse indivíduo.
Considerando a pandemia atual, ela faz um alerta: “Mais do que nunca é o momento que o indivíduo obeso deve focar nas estratégias de cuidados com a saúde. Priorizando o controle do estresse (meditação por exemplo), atividade física (mesmo estando em casa, existem várias opções de treinos online e aplicativos), qualidade e tempo de sono, alimentação equilibrada (priorizando o consumo de frutas, verduras e legumes que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, além de serem antioxidantes, favorecendo a imunidade)”.
Esse é um bom momento para melhorar a qualidade das refeições, sem se deixar comer compulsivamente por ansiedade. “É importante que a alimentação não seja mais um estresse para seu corpo. Em isolamento dentro de casa, o gasto calórico está reduzido, pois passamos muito tempo sentados”, conta, por isso vale apostar nas opções citadas acima, veja alguns exemplos para fortalecer a imunidade:
Assim como tem indicações, tem contraindicações. Nesse momento, a especialista lembra que se deve evitar o excesso de carboidratos refinados (pão, arroz, massas, bolachas), açúcares e doces, assim como bebida alcoólica. É fundamental que pessoas do grupo de risco permaneçam em casa seguindo também as medidas de prevenção relacionadas à higiene das mãos, pois o isolamento e esse cuidado ainda são as soluções mais eficazes para impedir a disseminação do vírus.
Para as crianças com o mesmo quadro, servem as mesmas recomendações que os adultos. “Sempre pensando na qualidade da alimentação e cuidado com os beliscos”, orienta. Uma dica é realizar as refeições em famílias, e estimular seu filho a ajudar no preparo de receitas. Isso irá despertar o interesse de comerem melhor. “Não é um momento de férias, mas, sim, de cuidar mais do que nunca da alimentação”, finaliza.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Gravidez
Mãe que queria ter um menino acaba dando à luz trigêmeas e coloca o mesmo nome peculiar em todas