Publicado em 14/06/2021, às 10h54 - Atualizado às 14h43 por Letícia Mutchnik, filha de Sofia e Christiano
A Organização das Nações Unidas(ONU) divulgou, na última quinta-feira (10) as obras escolhidas para compor o Clube de Leitura Objetivos do Desenvolvimento Sustentável! Em parceria entre o Brasil e Portugal, o objetivo do projeto global é repercutir, por meio de livros infantis e juvenis, temáticas ligadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, uma das iniciativas da Agenda 2030 da ONU.
Ao todo, foram inscritas mais de mil obras infantis e infantojuvenis indicadas para leitores entre 6 e 12 anos, dos quais foram escolhidos pela FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) 175 para integrar o Clube de Leitura. Os títulos foram divididos em 17 categorias: (1) Erradicação da pobreza, (2) Fome zero e agricultura sustentável, (3) Saúde e bem estar, (4), Educação de qualidade, (5) Igualdade de gênero, (6) Água potável e saneamento, (7) Energia limpa e acessível, (8) Trabalho decente e crescimento econômico, (9) Indústria, inovação e infraestrutura, (10) Redução das desigualdades, (11) Cidades e comunidades sustentáveis, (12) Consumo e produção sustentáveis, (13) Ação contra a mudança global do clima, (14) Vida na água, (15) Vida terrestre, (16) Paz, justiça e instituições eficazes e (17) Parcerias e meios de implementação.
Vão fazer parte do Clube de Leitura obras como Da minha janela, de Otávio Júnior (Companhia das Letrinhas), A água e a águia (Companhia das Letrinhas), de Mia Couto, Enreduana, de Roger Mello e Mariana Massarani (Companhia das Letrinhas), Malala: Pelo direito das meninas à educação, de Raphaele Frier e Aurélia Fronty (Pequena Zahar), Eu sou uma noz, de Beatriz Oses (Escarlate), A garrafa, de Patricia Auerbach, entre muitos outros.
Apoiada em temas fundamentais para o desenvolvimento das crianças e dos jovens, a lista, que está disponível no site da ONU, vai funcionar também como referência para educadores, pais e responsáveis por crianças em toda a comunidade do Brasil e Portugal. Para conferir a lista completa das obras brasileiras selecionadas, clique aqui.
Da minha janela, de Otávio Júnior (Companhia das Letrinhas)
Eu sou uma noz, de Beatriz Oses (Escarlate)
Direitos do pequeno leitor, de Patricia Auerbach e Odilon Moraes (Companhia das Letrinhas)
Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas, de Beatriz Chachamovits (Companhia das Letrinhas)
ABCDelas, de Janaina Tokitaka (Companhia das Letrinhas)
Coisa de menina, de Pri Ferrari (Companhia das Letrinhas)
Coisa de menino, de Pri Ferrari (Companhia das Letrinhas)
Contos de sacisas, de José Roberto Torero
Enreduana, de Roger Mello e Mariana Massarani (Companhia das Letrinhas)
Eu sou uma menina, de Yasmeen Ismail (Companhia das Letrinhas)
Malala e seu lápis mágico, de Malala Yousafzai (Companhia das Letrinhas)
Malala: pelo direito das meninas à educação (Pequena Zahar), de Raphaele Frier e Aurélia Fronty
Rônia, a filha do bandoleiro, de Astrid Lindgren (Companhia das Letrinhas)
Meu pai, o grande pirata, de Davide Cali (Pequena Zahar)
A guerra do pão com manteiga, de Dr. Seuss (Companhia das Letrinhas)
Nós, uma antologia de literatura indígena, de Aline Ngrenhtabare L. Kayapó et al. organizada por Maurício Negro (Companhia das Letrinhas)
A garrafa, de Patricia Auerbach (Brinque-Book)
Carona, de Guilherme Karsten (Companhia das Letrinhas)
Ecologia até na sopa, de Mariela Kogan e Ileana Lotersztain (Companhia das Letrinhas)
O Lórax, de Dr. Seuss (Companhia das Letrinhas)
O amuleto da chuva, de Maté (Escarlate)
Ludi vai à praia: a odisseia de uma marquesa, de Luciana Sandroni e Eduardo Albini (Escarlate)
Brasileirinhos, de Lalau e Laurabeatriz (Companhia das Letrinhas)
Brasileirinhos da Amazônia, de Lalau e Laurabeatriz (Companhia das Letrinhas)
Cobra-tatu, de Rodrigo Naves e Luisa Amoroso (Companhia das Letrinhas)
Ludi na Floresta da Tijuca, de Luciana Sandroni (Escarlate)
O mistério do colecionador, de Milton Célio de Oliveira Filho (Escarlate)
Poemas da minha terra Tupi, de Maté (Brinque-Book)
A água e a águia, de Mia Couto e Danuta Wojciechowska (Companhia das Letrinhas)
Mustafá, de Marie-Louise Gay (Brinque-Book)
O conto do carpinteiro, de Iban Barrenetxea (Companhia das Letrinhas)
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil