Preciso usar máscara depois da vacina? Veja como ficam as medidas de segurança após a imunização

A Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas desenvolvidas pela SinoVac e pela Fiocruz no último domingo; apesar de trazer esperanças, é importante reforçar que os protocolos de segurança permanecem os mesmos

Resumo da Notícia

  • No último domingo, a Anvisa autorizou o uso emergencial das vacinas contra o coronavírus
  • A campanha da vacinação começou no dia 17 de janeiro
  • Entenda o que muda a partir de agora

No último domingo, 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) avaliou o pedido de uso emergencial de duas vacinas contra a covid-19, a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, e a da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), desenvolvida em parceria com a Oxford/AstraZeneca. Transmitida ao vivo, a Anvisa aprovou o uso emergencial do uso de ambas as vacinas. 

-Publicidade-

Graças à decisão, a enfermeira Monica Calazans, de 54 anos, foi a primeira brasileira a receber a vacina contra o coronavírus. Ela trabalha na UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em São Paulo, e também faz parte do grupo de risco da doença. O início da campanha de vacinação encheu a população de esperança por dias melhores, mas é preciso entender o que muda a partir de agora: com a vacina se tornando realidade na vida das pessoas, isso significa que a rotina do dia a dia vai voltar ao que era antes imediatamente?

(Foto: Unplash)

Medidas de segurança ainda são necessárias

A resposta é não. Apesar da vacina contra a Covid-19 mostrar uma luz no final do túnel, especialistas defendem que manter as medidas de segurança e policiar comportamentos que podem colocar em risco a saúde de milhares de pessoas ainda é algo extremamente necessário – principalmente para que não haja uma maior disseminação da doença entre a população.

-Publicidade-

De acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Saúde, a campanha de vacinação será realizada em quatro etapas e terá duas doses, sendo que a segunda será tomada 21 dias após a primeira. A prioridade da campanha são profissionais da saúde, idosos, indígenas e pessoas com comorbidades, consideradas do grupo de risco.

Enxoval do bebê

Está preparando o enxoval ou a lista para o seu chá de bebê? Olha só essa novidade: você pode criar sua lista personalizada com produtos na Amazon, que pode ser compartilhada com amigos e familiares em várias plataformas. Além disso, você também pode ganhar 10% de desconto na compra na maioria dos itens! Saiba mais sobre a ferramenta e veja produtos para o enxoval do bebê CLICANDO AQUI. Para montar a sua lista, acesse AQUI!

Ela falou sobre a vacinação (Foto: Getty Images)

O que especialistas recomendam

Para preservar a saúde e impedir que mais pessoas se contaminem com o vírus, mantenha o distanciamento social e fique em casa sempre que possível – saia somente quando necessário e, quando sair, use máscara e higienize bem as mãos. Não leve-as para o rosto e nem toque olhos, nariz e boca quando estiver fora de casa.

Não compartilhar objetos de uso pessoal, higienizar compras de mercado e outros produtos também permanecem na lista de coisas a se fazer para proteger você e outras pessoas. O mais importante: se você se contaminou com Covid-19, se isole e não entre em contato com outras pessoas – principalmente as do grupo de risco.

-Publicidade-