Receita do cuscuz nordestino: aprenda o prato que rendeu climão entre Juliette e Fiuk no BBB21
A delícia é um símbolo cultural da Paraíba e foi motivo de discussão entre os participantes após o ator usar a farinha de milho flocada para fazer farofa
Resumo da Notícia
- O cuscuz nordestino foi assunto no Big Brother Brasil após uma discussão envolvendo Juliette e Fiuk
- Os dois participantes se desentederam sobre o preparo adequado do prato depois de Fiuk usar farinha de milho flocada para fazer farofa
- O cuscuz é um dos maiores símbolos culturais de sobrevivência do povo nordestino, segundo o pesquisador Câmara Cascudo
O cuscuz nordestino deu o que falar na casa do Big Brother Brasil no último domingo, 28 de fevereiro, depois de uma discussão envolvendo Juliette e Fiuk. A confusão começou na cozinha da xepa, quando o brother usou farinha de milho flocada para preparar uma farofa para o almoço. Ao ver a cena, a paraibana explicou para o ator que o ingrediente precisava ser hidratado ao vapor para não ficar duro.
O filho de Fábio Jr. não aceitou muito bem a bronca e disse que se lembrava do cuscuz branco, diferente do grão que eles tinham em mãos. Embora a versão que Fiuk esteja se referindo realmente exista na África e seja até reconhecida como Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a receita nordestina costuma usar a farinha de milho flocada para o preparo da iguaria local.
Juliette chegou a se emocionar sobre o assunto horas depois. Não é para menos: o cuscuz é um dos maiores símbolos culturais de sobrevivência do povo nordestino, segundo o pesquisador Câmara Cascudo, no livro “A História da Alimentação no Brasil”. A própria página do Instagram da maquiadora resolveu compartilhar um vídeo com o passo-a-passo da delícia nesta terça-feira. Mas já que o assunto está dando fome, vamos logo para a receita do chef Carlos Ribeiro.
Cuscuz nordestino
Ingredientes
- 2 xícaras de farinha de milho em flocos;
- 1 xícara de água;
- Sal a gosto.
Preparo
- Misture todos os ingredientes em uma tigela e deixe descansar por 10 minutos, até que dobre de volume.
- Em uma panela de cozimento a vapor – ou cuscuzeira – , coloque água na base e distribua a massa no recipiente com furos. Tampe e leve ao fogo baixo por 15 minutos ou até cozer.
- Coloque o cuscuz em um prato de base larga e forme um montinho. Em seguida, tampe com um pano de prato limpo e dê um pó na parte de baixo. Apoie o prato sobre as bordas de uma panela pequena com água fervente até a metade. Tome cuidado para que o cuscuz fique virado de cabeça para baixo, sem tocar na água.
- Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo baixo. Quando estiver pronto, faça o teste do garfo: se o talher sair limpo depois de espetado na mistura, significa que está pronto!
* Leia também:
Sorte na virada do ano: veja 10 receitas deliciosas (e fáceis!) de pratos com lentilha
Receita de bolo de limão com frutas vermelhas rápido para fazer em família
Chutney: Aprenda a receita de Ana Maria Braga para caprichar no almoço em família
Sorvete de doce de leite: aprenda a Receita de Ana Maria Braga para refrescar o dia com a família
Cachorro-quente frito: aprenda a receita da Ana Maria Braga para provar com a família
Dia da Gula: 6 receitas para enfiar o pé na jaca com a família
Ano Novo: 6 ideias de receitas de sobremesas para ceia em família
Ceia inclusiva! Veja 6 receitas vegetarianas para o Natal e Ano Novo