Família

Rotavirose: vacinação é fundamental na prevenção dessa doença¹

A primeira dose das vacinas contra a rotavirose precisa ser aplicada nos bebês até os 3 meses e meio de idade¹ - Shutterstock
Shutterstock

Publicado em 23/09/2022, às 07h47 - Atualizado em 27/09/2022, às 11h14 por Yulia Serra, Editora | Filha de Suzimar e Leopoldo


Vacinas salvam vidas e, por isso, manter a caderneta de vacinação da(o) sua(eu) filha(o) em dia é importante para garantir o bem-estar dela(e) no presente e no futuro. Através da imunização, várias doenças imunopreveníveis, como a rotavirose, sofreram uma redução significativa no número de casos graves e óbitos³.

Conversamos com Renato Kfouri (CRM-UF: 59492-SP), pediatra, infectologista e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim) e pai de Mariana e Luciana, para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre a rotavirose.

A primeira dose das vacinas contra a rotavirose precisa ser aplicada nos bebês até os 3 meses e meio de idade¹
A primeira dose das vacinas contra a rotavirose precisa ser aplicada nos bebês até os 3 meses e meio de idade¹ (Foto: Shutterstock)

Sinais e sintomas que podem ser indicativos de rotavirose

O especialista explicou que a transmissão acontece, na maior parte das vezes, através do consumo de água e alimentos contaminados, mas também por transmissão oral, durante a fala ou espirros². “Por isso que são comuns os surtos, às vezes, em escolas, navios ou dentro de uma família, porque o contato próximo e o consumo de alimentos contaminados são fontes de transmissão”, explica. O Dr. Renato Kfouri afirmou ainda que assim como os demais quadros virais, a rotavirose tem como sintomas iniciais febre, mal-estar, coriza, dores abdominais e vômitos, que geralmente precedem o sintoma mais comum dessa doença: o quadro de diarreia, uma inflamação que é denominada enterite. “O rotavírus inflama todo o aparelho intestinal, o que causa diarreia”, pontua.

A rotavirose possui sintomas autolimitados, ou seja, que irão desaparecer após um determinado período⁵. No caso do rotavírus, o especialista afirmou que os sintomas, principalmente a diarreia, duram de 5 a 10 dias, com uma média de 7, e que o principal cuidado dos pais e responsáveis com seus filhos precisa ser em relação à hidratação. Devido à diarreia e aos e vômitos persistentes, as crianças têm uma perda muito grande de líquidos, então é importante ficar atenta(o) aos sinais de desidratação: “Esses sinais de desidratação devem motivar a ida a um serviço de saúde, especialmente no caso de crianças que estejam com a pele muito seca, sem saliva, com choro sem lágrimas, têm diminuição na urina e recusam mamadas”.

Importância das vacinas contra rotavirose

O cuidado ainda precisa ser redobrado em crianças menores². O especialista informa que adultos suportam mais as perdas líquidas quando comparados a crianças e bebês, tornando essa faixa etária mais jovem mais vulnerável à desidratação. Mas, acima de tudo, recomenda-se a vacinação das(os) suas(eus) filhas(os). Sim, é possível prevenir a rotavirose através da vacinação: “A forma de prevenção mais efetiva contra a rotavirose é a vacinação, já que eventualmente, todos seremos expostos ao rotavírus, porque esse vírus é muito frequente”, alerta o Dr. Renato Kfouri. Há 2 vacinas licenciadas no país contra a rotavirose. O rotavírus possui diferentes fenótipos e genótipos, cuja prevalência é variável⁴.

A vacinação contra o rotavírus é importante para prevenir sua família de infecções por esse vírus¹
A vacinação contra o rotavírus é importante para prevenir sua família de infecções por esse vírus¹ (Foto: Shutterstock)

Cada vacina possui composição e indicações específicas. Por isso, consulte sua pediatra ou seu pediatra para mais informações sobre cada uma delas.

Cada um faz a diferença

Vale destacar que assim como a vacina contra a COVID-19, as vacinas contra o rotavírus previnem a ocorrência de casos graves e morte por rotavirose, mas não impedem que 100% da população contraia a doença¹. Dados do Ministério da Saúde apontou entre 2007 e 2009 1.500 mortes e 130 mil hospitalizações por diarreia foram evitadas com a introdução da vacinação contra o rotavírus⁴. Levando em consideração que bebês e crianças são as faixas que mais frequentemente evoluem para casos graves que necessitam de hospitalização, esse impacto é ainda maior¹.

O Dr. Renato Kfouri ressaltou que o país, porém, está com uma baixa cobertura vacinal contra o rotavírus, e que a redução no número de casos poderia ser ainda maior com o esforço de todos.

Se a(o) sua(eu) filha(o) contrair rotavirose, garanta a hidratação dela(e), como já foi citado acima, mas ofereça os líquidos de forma fracionada para não sobrecarregar o estômago e evitar vômitos ou a piora do quadro de diarreia⁶. Segundo o Dr. Renato Kfouri conta que não é preciso mudar a dieta alimentar: “Os dados mostraram que a dieta pouco interfere na evolução do quadro, então não são necessárias restrições alimentares”.

Para conscientizar sobre a importância da vacinação contra o rotavírus, MSD criou a campanha “Proteja quem você ama” que discute justamente os efeitos da imunização na saúde das crianças.

Este material informativo não substitui a conversa com um médico, pois apenas esse profissional poderá orientá-lo(a) sobre a prevenção de doenças e o uso adequado de medicamentos. Não tome nenhum medicamento sem ter recebido orientação médica.

Copyright © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA, e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

BR-HPV-00774 PRODUZIDO EM SETEMBRO/2022 VÁLIDO POR 2 ANOS

REFERÊNCIAS

1. https://www.cdc.gov/rotavirus/vaccination.html

2. https://www.cdc.gov/rotavirus/about/transmission.html

3. Burnett E, Parashar UD, Tate JE. Real-world effectiveness of rotavirus vaccines, 2006-19: a literature review and meta-analysis. Lancet Glob Health. 2020;8(9):e1195-e1202.

4. https://familia.sbim.org.br/doencas/rotavirus

5. https://www.cdc.gov/rotavirus/about/symptoms.html

6. https://www.cdc.gov/rotavirus/about/treatment.html


Leia também

Foto: Reprodução

Família

Madonna faz doação grandiosa para vítimas do Rio Grande do Sul e valor impressiona

No RS, temporal faz família vítima - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Família é encontrada abraçada e sem vida sob escombros no Rio Grande do Sul

Ticiane Pinheiro e Cesar Tralli - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Ticiane Pinheiro fala sobre decisão difícil para o casamento e família: "Coração fica acelerado"

Reprodução/Instagram

Família

Quem são os filhos de Madonna que participaram do show memorável no Rio de Janeiro?

Sophie Charlotte - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Separada recentemente, Sophie Charlotte é vista em clima de romance com filho da Madonna

Carol Portaluppi na praia - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Filha de Renato Gaúcho divulga vídeo emocionante do pai sendo resgatado no RS

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"