Uso de antibióticos em menores de 2 anos pode causar doenças crônicas, segundo estudo

O estudo foi realizado no último domingo, 15 de novembro, pela fundação norte-americana Mayo Foundation for Medical Education and Research e pela universidade de Rutgers

Resumo da Notícia

  • Uso de antibióticos em menores de 2 anos pode causar doenças crônicas
  • O estudo foi realizado no último domingo, 15 de novembro, pela Mayo Foundation for Medical Education and Research e pela universidade de Rutgers
  • O estudo investigou 14.572 crianças nascidas entre os anos de 2003 e 2017

Em estudo realizado pela fundação estadunidense Mayo Foundation for Medical Education and Research e pela universidade de Rutgers, foi concluído, no último domingo, 15 de novembro, que, crianças de até 2 anos que fazem uso de antibióticos têm maior chance de desenvolverem doenças crônicas.

-Publicidade-

A pesquisa, segundo o site EurekAlert, envolveu 14.572 crianças nascidas no estado de Minnesota, nos Estados Unidos, entre os anos de 2003 e 2017. Tendo, 70% delas, tomado antibiótico ao menos uma vez antes de completarem 2 anos de vida.

“A exposição precoce a antibióticos foi associada ao risco maior de desenvolvimento de doenças como asma no início na infância, rinite alérgica, dermatite atópica, doença celíaca, sobrepeso, obesidade e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade”, explicitou o estudo. Sendo que os efeitos, dependendo do remédio podem variar, levando em consideração também o tempo de uso da medicina.

-Publicidade-
Crianças de até 2 anos que fazem uso de antibióticos têm maior chance de desenvolverem doenças crônicas (Foto: ThinkStock)

Esquenta Black Friday

A Black Friday da Amazon está chegando! Para conferir os produtos que já estão com descontos incríveis em todas as categorias do site, clique AQUI! Você ainda pode ter frete grátis e promoções exclusivas ao se tornar um membro Prime! A assinatura é de apenas R$ 9,90 por mês e também garante entrega mais rápida, acesso a filmes, séries e desenhos animados. Inscreva-se e ganhe 30 dias grátis CLICANDO AQUI.

Eles pautaram a descoberta tendo hipótese de que o microbioma humano (conjunto de bactérias, vírus e fungos que compõem o organismo) desempenha um papel importante no desenvolvimento inicial da imunidade e metabolismo. “A evolução das bactérias resistentes aos medicamentos exemplifica uma consequência não intencional do uso excessivo de antibióticos”, explicou o co-autor do estudo Martin Blaser, diretor do Centro de Biotecnologia Avançada e Medicina da Rutgers.

“As descobertas fornecem evidências dos efeitos amplos e retardados das exposições iniciais aos antibióticos e devem mudar as práticas dos médicos na frequência com que prescrevem antibióticos, especialmente para condições leves”, continuou ele. Ainda com todas as informações os pesquisadores acreditam que são necessários outros estudos para ir mais a fundo sobre os riscos dos antibióticos em crianças.

Seminário Internacional Pais&Filhos

O 10º Seminário Internacional Pais&Filhos – Quem Ama Cria está chegando! Ele vai acontecer no dia 1 de dezembro, com oito horas seguidas de live, em formato completamente online e grátis. E tem mais: você pode participar do sorteio e ganhar prêmios incríveis. Para se inscrever para os sorteios, ver a programação completa e assistir ao Seminário no dia, clique aqui!

Desde o caso do “pó-de-arroz”, em 1914, essa linha do tempo faz uma retrospectiva dos casos de racismo mais emblemáticos do futebol brasileiro.

-Publicidade-