WhatsApp: novo golpe clona contas para pedir dinheiro; saiba como se proteger

As formas de proteção estão disponíveis no próprio aplicativo

Um novo golpe está acontecendo através de uma ligação (Foto: Getty Images)

Um novo golpe está acontecendo através de uma ligação por telefone. Cris Guerra, mãe de Francisco e colunista da Pais&Filhos, fez uma publicação em suas redes sociais para explicar como o golpe acontece.

Na chamada, a pessoa diz ser um contato oferecendo um convite para qualquer evento. Durante a ligação, é enviado um código via SMS que supostamente dará acesso ao evento. Ao receber o código, o celular é instantaneamente clonado, permitindo que o criminoso acesse a lista de contatos da pessoa. Depois, os golpistas acessam o WhatsApp da pessoa clonada e começam a pedir quantias de dinheiro como empréstimo, direcionando para uma conta bancária.

Aconteceu na Pais&Filhos

Na tarde desta quarta-feira, 29 de janeiro, Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, foi vítima desse golpe que está acontecendo com várias pessoas. Após receber a ligação, o telefone foi clonado e passou a pedir quantias de dinheiro para os contatos.

Como evitar o golpe

É preciso lembrar também de nunca compartilhar ou clicar em códigos recebidos por SMS. Pense duas vezes quando receber pedidos de transferências de dinheiro e nunca forneça seus dados para quem está pedindo. Peça a confirmação da identidade da pessoa.

No próprio WhatsApp, você pode acessar os “Ajustes”, clicando em “Conta”. Em seguida, clique no tópico “Confirmação em duas etapas”. Você registrará um PIN (algo como uma senha) e digitará duas vezes para confirmar. Uma vez por semana, o aplicativo irá pedir esse código para confirmar que é você mesmo quem está usando o WhatsApp. É possível fazer a confirmação em duas etapas tanto em celulares Android quanto em iOS.

Fique alerta com o golpe! (Foto: Reprodução / Instagram @eucrisguerra)

Leia também:

Golpe usa personagens da Turma da Mônica para atrair crianças

Novo golpe no WhatsApp sobre volta às aulas está enganando muita gente

Avó ganha primeiro celular e neta comove a internet com manual de instruções feito à mão