Xepa da vacina: como funciona, onde tomar e quem pode receber as doses que sobraram

Como uma alternativa de não desperdiçar as doses que sobram das vacinas contra a covid-19, os estados tem adotado a prática de disponibilizar uma lista de espera nas unidades de saúde

Resumo da Notícia

  • A xepa da vacina disponibiliza as doses restantes para a vacinação de dois grupos específicos
  • Até o momento, apenas 10% da população tomou as duas doses no Brasil
  • São disponibilizados listas de espera, que ficam disponíveis nas unidades de saúde

Até o momento, menos de 10% da população brasileira tomou as duas doses da vacina contra a covid-19. Com o objetivo de evitar desperdícios, as unidades de saúde próximas do horário de fechamento estão oferecendo as doses que sobram dos frascos abertos dos imunizantes que foram aplicados no dia.

-Publicidade-

De acordo com o Ministério da Saúde, a medida é autorizada e não é considera como “furar fila”. Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), “quando houver frasco de vacina aberto no fim do expediente, para que não haja qualquer desperdício de dose, ela deve ser aplicada”, informa o documento.

O que é a xepa da vacina?

O termo “xepa” é derivado de uma referência sobre as sobras das feiras. Cada frasco da vacina contém dez doses e depois de abertos, não devem ser guardados por causa da validade. As doses restantes podem ser aplicadas fora do grupo preferencial, justamente para não serem descartadas. Confira as 10 perguntas mais comuns sobre a vacina conta a covid-19.

A xepa da vacina funciona através de uma lista de espera disponível nas unidades de saúde (Foto: Freepik)

Quem pode receber as doses da xepa?

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, é necessário morar na região atendida pela unidade de saúde. Além disso, é preciso:

  • Ser profissional de saúde maior de 18 anos
  • Ter mais de 18 anos e possuir algum tipo de comorbidade que dá acesso a vacina

Documentos para o cadastro na xepa da vacina

  • Comprovante de residência no território da unidade de saúde
  • Documento que comprove ser pertencente a um dos dois grupos
  • CPF

Onde as xepas de vacina estão disponíveis?

Para ter acesso a xepa, é necessário deixar suas informações no posto de saúde mais próximo da sua residência. Se existirem doses restantes, a unidade entrará em contato de acordo com a ordem da lista. Vale lembrar ainda que nem sempre existem doses da vacina disponíveis.

Tomei a primeira dose da xepa. É garantido que tomarei a segunda?

Sim! No momento em que o paciente recebe a primeira dose da vacina, é oferecido um cartão de vacinação já datado para o dia da aplicação da segunda dose.

Como funciona o prazo de validade de cada vacina?

Cada um dos prazos de validade das vacinas contra a covid-19 irão depender do laboratório onde foram produzidas. Confira abaixo como funciona os imunizantes disponíveis no Brasil:

  • Coronavac: cada frasco rende 10 doses e possui um prazo de validade de oito horas, segundo o governo federal
  • AstraZeneca: também rende dez doses, mas se entregue pela Índia, ou a partir do consórcio internacional Covax, tem validade de seis horas após aberto. Caso a vacina seja produzida pela Fiocruz, rende cinco doses e tem validade de 48 horas
  • Pfizer: rende dez doses e deve ser aplicada em até seis horas

Quanto a xepa da vacina, é importante verificar na unidade de saúde se a vacina da AstraZeneca está disponível para as doses remanescentes. Alguns locais do Brasil, como o Distrito Federal, suspenderam o uso do imunizante nessa categoria, justamente por ter um prazo de validade maior e poder ser utilizado no dia seguinte.