Gravidez

10 dicas rápidas para manter a pele saudável e radiante na gravidez

Vem saber o passo a passo para aumentar ainda mais seu brilho durante a gestação!

Logo-Parents (1)
Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

(Foto: iStock)

(Foto: iStock) Dicas simples para deixar sua pele saudável, macia e limpa

Quando você está grávida, parece emanar ainda mais brilho. Mas até a melhor das peles precisa receber alguns cuidados extras, principalmente no verão e no inverno, épocas em que ela fica seca ou oleosa demais, além de sofrer com o sol ou vento fortes. Por isso, separamos dez dicas simples e fáceis para manter uma pele sempre saudável, macia e limpa:

1. Limpeza: Uma pele limpa é uma pele bonita. É importante manter sua pele limpa de suor, sujeira e óleos para evitar poros entupidos e uma aparência opaca. Lave o rosto com um sabonete suave todas as manhãs e noites e depois, aplique um pouco de tônico facial com um algodão. Além disso, lave o rosto após atividades como exercícios físicos, limpeza da casa, jardinagem ou qualquer outra que envolva sujeira, seja mais cansativa ou exija o uso de protetor solar.

2. Esfoliação: Sua pele parece sem graça? Pode ser o acúmulo de células mortas da pele, protetor solar, maquiagem ou óleos. A esfoliação, que é feita com um esfoliante suave ou usando um creme com ácidos de frutas, é uma boa maneira de obter esse brilho de volta, revelando a nova pele fresca que está por baixo. Ao usá-lo, tome cuidado para não esfregar com muita força ou sua pele ficará avermelhada. Faça apenas uma pressão suave para ajudar os grânulos do esfoliante a fazer o seu trabalho. Se você usar um creme ou gel com ácido de frutas, não exagere. Siga as instruções do produto para evitar irritação da pele.

3. Refrescando a pele: Se você não tem tempo de lavar o rosto, ou apenas quer se livrar daquela cara de cansada, use um adstringente para refrescar e limpar a pele. Tente usar uma água floral de hamamélis, um adstringente natural potente, em um algodão. Ou coloque, em um frasco com spray borrifador, uma parte de álcool para seis partes de água e algumas gotas do seu óleo essencial favorito. Feche os olhos e borrife levemente em seu rosto. Você vai se sentir revigorada!

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

4. Hidratação: Manter a pele hidratada é muito importante. Mesmo se ela estiver mais oleosa do que o habitual por causa do calor do verão e dos hormônios da gravidez, você deve usar um hidratante sem óleo para repor a umidade que é removida quando você limpa seu rosto. Além disso, você precisará de um hidratante para uniformizar seu tom de pele se tiver uma pele mista (pele oleosa em algumas partes e mais seca em outras). Aplique hidratante no rosto após cada limpeza. Procure por produtos que sejam hipoalergênicos, pois muitos tipos de pele ficam sensíveis com as mudanças da gravidez.

5. Proteção: Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter sua pele saudável, com aparência mais jovem e uniformemente tonificada é usar protetor solar todos os dias. Isso merece ainda mais atenção se você estiver grávida, já que sua pele pode ficar mais sensível e propensa a queimaduras de sol. Se você tende a ter irritações na pele, procure filtros solares sem óleo ou especialmente formulados para a pele do rosto.

6. Bem suave: Se você exagerou na exposição ao sol, acalme a pele com gel de aloe vera ou creme de manteiga de cacau. Estes ingredientes revestem a pele com umidade e são muito suaves. Opte por formulações sem fragrância para minimizar a possibilidade de mais irritação da pele.

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

7. Mais brilho: Só porque você está diminuindo a exposição ao sol não significa que não pode ter aquele look bronzeado. Melhore o seu brilho com um bronzeador cintilante — pode ser em creme ou gel usado como base. Faça um teste para selecionar um tom que seja apenas um pouco mais escuro do que seu tom de pele natural. Depois de aplicar uniformemente uma leve camada de bronzeador, passe um pouco de blush cor-de-rosa nas maçãs do rosto.

8. Pele bem sequinha: Se você tem pele oleosa, mantenha um pó compacto translúcido na bolsa e limpe a pele com um lenço de papel para absorver o suor extra e o óleo. Com isso, a pele ficará com uma aparência mais fresca.

9. Nutrindo: O estresse do verão e da gravidez pode fazer causar estragos em sua pele. Mas você pode contornar o problema nutrindo sua pele com uma máscara facial relaxante. Compre uma máscara botânica para pele normal, uma máscara de argila para pele oleosa ou uma máscara de abacate para pele seca. Para qualquer tipo de pele, aqui está uma máscara fácil que você pode fazer em casa: basta misturar 1/2 xícara de aveia com água morna e uma colher de sopa de mel. Aplique generosamente no rosto, evitando a área dos olhos. Sente-se, relaxe por 10 minutos e enxágue bem. Sua pele vai ficar macia e fresca!

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

10. Cuidados: Uma vez por semana, dê a si mesma um tratamento de spa em casa, limpando suavemente o rosto e, em seguida, colocando vapor com uma tigela de água quente com lavanda e folhas de rosas ou seu chá favorito por cinco minutos (basta usar uma toalha na parte de trás da cabeça enquanto se inclina — a tigela vai prender o vapor da água quente). Em seguida, aplique um pouco de tônico facial e hidratante. Seus poros ficarão bem limpos e você, relaxada!

Leia também:

3 segredos para uma pele perfeita

Nada de pele ressecada! Veja 6 cuidados com a pele durante o inverno

10 dicas que vão te ajudar a cuidar da pele do corpo todo na gravidez

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não