Gravidez

Cirurgia fetal: o que é, benefícios e como é feita?

Correção de mielomeningecele fetal intrauterina por mini-histerotomia - Divulgação
Divulgação
Maternidade São Luiz Star

Publicado em 17/10/2023, às 07h33 por Redação Pais&Filhos


Receber o diagnóstico de uma complicação ou doença fetal durante a gravidez é um momento difícil. Porém, é necessário lembrar que existem formas de contornar a condição, como a cirurgia fetal. É importante ter em mente que esse procedimento deve ser sempre feito com a indicação do seu médico, e que procurar um lugar de confiança é o ideal.

A cirurgia fetal requer acompanhamento tanto físico quanto psicológico (o último deve ser dado a toda a família, e não apenas para a gestante), como faz a Maternidade São Luiz Star, localizada em São Paulo, que dispõe de uma equipe com diversos profissionais para garantir o bem-estar de todos os pacientes.

Correção de mielomeningecele fetal intrauterina por mini-histerotomia
Correção de mielomeningecele fetal intrauterina por mini-histerotomia (Foto: Divulgação)

O que é a cirurgia fetal?

De acordo com a Dra. Maria Augusta Gibelli, Diretora Médica da Maternidade São Luiz e mãe de Maria Carolina e Maria Clara, a cirurgia fetal é uma abordagem cirúrgica de um feto. Ela acontece ainda dentro do útero da mãe, e serve para “modificar o desfecho de algum defeito congênito após o nascimento”. Ou seja, a cirurgia fetal tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida daquele feto antes mesmo de ele nascer. Simone Zanetti, mãe de Théo e Heloísa, realizou uma cirurgia fetal na Maternidade São Luiz Star, e  conta como se sentiu no diagnóstico: “Foi um desespero, porque estávamos em uma cidade do interior, onde não tínhamos informações suficientes para entender a gravidade da Hérnia diafragmática, e quando buscava informações na internet, a chance de sobrevida era mínima, isso me dava um sentimento de impotência mediante a situação”. Contudo, tudo mudou quando soube da cirurgia da Maternidade São Luiz Star: “A preparação para cirurgia era um misto de alegria e esperança, que estava fazendo o que estava ao meu alcance para que ele tivesse uma chance de sobrevida”.

Além disso, a Diretora Médica explica como é o processo para a cirurgia fetal após o diagnóstico: “Nos casos elegíveis ou suspeitos de alguma malformação que se encaixa com o procedimento, a família será abordada quanto às possibilidades de tratamento e os possíveis resultados”.

Dr. Fábio Peralta, especialista em cirurgia fetal e pai de Camila e Thiago, ressalta a importância de uma equipe preparada para esse tipo de operação: “No Brasil, a Maternidade São Luiz Star é o hospital que mais realiza cirurgias fetais. Isso acontece porque, para ter um serviço desse porte, não é possível ter a segunda melhor estrutura, é necessário ter a melhor estrutura. O centro cirúrgico, a equipe de anestesia especializada, de UTI, de UTI Neo, tudo e todos devem ser excelentes”.

Quais os benefícios da cirurgia fetal?

Quanto mais cedo a operação for realizada após o diagnóstico, melhor será para o feto e para a gestante. Dra. Maria Augusta conta que os benefícios da cirurgia fetal variam de caso para caso: “As abordagens da cirurgia fetal são indicadas porque modificam positivamente o desfecho dessas doenças de maneira importante. Esses resultados variam conforme a doença abordada”, mas garantem melhor qualidade de vida para esse bebê. Simone diz que na hora da que iria para a cirurgia apenas agradecia: “Passa um turbilhão de coisas na mente, mas naquele momento o que ressaltou foi gratidão a Deus, e ao lugar e profissionais que estavam ali naquele momento”.

Além disso, o Dr. Fabio Peralta explica que o fato da cirurgia ter sido realizada, não significa, necessariamente, que a gestante não possa mais ter o parto vaginal: “As cirurgias fetais podem ser feitas por vários tipos de acesso, por endoscopia ou por cirurgias abertas. Nos casos de operações que podem ser feitas por endoscopia, elas não impedem parto normal. Já nos casos de cirurgias abertas, o recomendado é o parto cesariana. É importante levar em consideração que cada caso é um caso.

A Maternidade São Luiz Star é referência em cirurgias fetais
A Maternidade São Luiz Star é referência em cirurgias fetais (Foto: Divulgação)

Como é o pós-operatório de uma cirurgia fetal?

É sempre importante lembrar que não existe apenas uma medida para todas as cirurgias fetais, e que sempre vai depender do caso em questão: “Depende da intervenção realizada. Se for uma cirurgia de maior porte, a gestante poderá ficar internada por até 48 horas; em alguns casos, por cerca de 24 horas. Depois, a gestante irá para casa e será acompanhada por seu médico para continuação do pré-natal, e irá manter o seguimento com a equipe que realizou o procedimento intrauterino”. O pós-operatório depende do caso em questão. O bebê, após o nascimento, pode precisar de outros procedimentos e até mesmo ficar na UTI por um tempo. Independente de qual seja a situação, a Maternidade São Luiz Star garante apoio durante todos os momentos. Simone, por exemplo, diz que se sentiu muito tranquila justamente por estar acompanhada do Dr. Fábio Peralta.

Ela também ressalta a importância de uma rede de apoio durante esses momentos: “Encontrei um grupo de mães, que já tinham passado pelo processo, que ajudava com informações, e com experiências já vividas. No momento em que fui para o São Luiz Star, tivemos todo o apoio e informações sobre o caso, e profissionais que nos trataram de uma forma muito humanizada, acalmando meu coração e buscando o melhor tratamento para o meu filho”.

Além disso, a Dra. Maria Augusta Gibelli explica que o apoio psicológico é um dos serviços do local: “Nós contamos com uma equipe de psicologia treinada para o atendimento de gestantes, mães e familiares desses pacientes durante a internação”. A cirurgia fetal pode ser algo que assuste no início, mas ela apresenta muitos benefícios para a vida daquele bebê!


Leia também

Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo" - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"

Carol Celico - (Foto: Reprodução/Instagram)

Gravidez

Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"

Mãe dá o nome “picles” para a filha e viraliza no TikTok - Reprodução TikTok

Bebês

“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais

O pai espera todos os dias de noite, a filha chegar do trabalho - Reprodução/Extra Paraguay

Família

Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”

Giovanna Ewbank explica porque filho não terá festa - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"

A bebê morreu enquanto dormia - Reprodução/Arquivo Pessoal/G1

Bebês

“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia

Carol falou nas redes sobre a decisão do filho - Reprodução/ Instagram @carol_nakamura

Família

Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”

Ana Paula Siebert não ve problemas caso sua filha seja consumista - Reprodução/Instagram

Família

Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!