Gravidez

Exumação não encontra bebê no ventre de mulher assassinada no Rio de Janeiro

A exumação do corpo de Thaysa ocorreu na última sexta-feira, no Cemitério da Penitência, no Caju - Reprodução / EXTRA
Reprodução / EXTRA

Publicado em 11/08/2021, às 13h06 por Pedro Pilon, filho de Valéria e Álvaro


Thaysa Campos do Santos, de 23 anos, estava grávida de 8 meses quando foi morta em setembro do ano passado. E resultados preliminares da exumação do corpo da manicure revelaram que o bebê que estava dentro do ventre dela não estava lá. A conclusão é a mesma de um laudo cadavérico, feito por um legista na época do assassinato, no Instituto Médico-Legal do Rio. Não foi possível  identificar o motivo da morte dela por conta do estado avançado de decomposição do corpo.

A exumação do corpo de Thaysa ocorreu na última sexta-feira, no Cemitério da Penitência, no Caju (Foto: Reprodução / EXTRA)

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) está investigando o caso e tenta descobrir quem matou Thaysa e o que ocorreu com Isabella, nome escolhido pela vítima para a filha. Durante os exames pós exumação uma perita especializada em antropologia forense, especialidade que busca, entre outras coisas a causa de uma morte, recolheu amostras da medula óssea da jovem assassinada. Caso elas estejam preservadas, passarão por uma cuidadosa análise toxicológica. Esse resultado poderá explicar, por exemplo, se Thaysa teria sido obrigada a tomar algum medicamento abortivo para tirar o bebê. Ainda não tem um prazo estabelecido para os resultados do exame.

Nelson Massini, professor de medicina legal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), analisou no início de julho o laudo cadavérico da vítima a pedido do EXTRA, tentando encontrar produtos químicos na medula óssea da mulher, para ajudar a esclarecer o caso. “Se a medula encontra-se melhor guardada, os fenômenos destrutivos demoram mais tempo para chegar nela. Nesse caso se o exame indicar que ela está preservada deve ser tentado uma análise para se buscar impregnação substâncias químicas”, disse Massini.

Entenda o caso

Thaysa era manicure e o nascimento do bebê estava previsto para outubro de 2020, mas ela desapareceu um mês antes, em setembro. O corpo dela foi encontrado quase 10 dias após o desaparecimento, já em estado de putrefação. O caso estava sendo investigado inicialmente pela Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), e foi transferido para Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).

À pedido do Extra, Nelson Massini, professor de medicina legal da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), analisou o laudo e concluiu que o mais provável é que o bebê tenha sido sequestrado. “O mais próximo do possível é que o feto foi levado e tenha nascido vivo”, ele disse.

A desconfiança é que o bebê tenha nascido e alguém tenha o levado, isso, segundo o médico, levando em consideração o exame do IML que não encontrou a placenta ou vestígios do bebê no ventre da jovem. Ou seja, ela poderia ter entrado em trabalho de parto antes de morrer.


Leia também

Olhos de Mavie chamam atenção de fãs - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Bruna Biancardi mostra a cor dos olhos de Mavie em novo foto: "Igual ao pai"

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

O homem perdoou a mulher - (Foto: Reprodução/Metropoles)

Família

Homem que teve pênis amputado pela ex-esposa reata com ela e se declara: 'Te amo além da tragédia'

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

Bruna Marquezine e João Guilherme em montagem - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Fãs comemoram 'namoro' de Bruna Marquezine e João Guilherme: "Nova nora do Leonardo"

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho