Gravidez

Uma mãe deu à luz com os olhos vendados porque estava convencida de que seu bebê nasceria morto

Uma mãe deu à luz com os olhos vendados porque estava convencida de que seu bebê nasceria morto - Reprodução/The Mirror
Reprodução/The Mirror

Publicado em 21/11/2022, às 07h18 por Redação Pais&Filhos


Emma Roberts tinha o colo do útero incompetente, ou seja, ela havia dilatado muito cedo e estava de repouso quando entrou em trabalho de parto nas suas últimas 24 semanas de gestação. Tanto a mãe, quanto o bebê, acabaram desenvolvendo sepse – infecção generalizada – e com a vida do filho em perigo, ela disse que saberia que isso a “quebraria” por dentro se o visse morto.

Falando ao Mirror neste Mês Mundial da Prematuridade, Emma explicou: “Eu queria ter os olhos vendados porque não queria vê-lo morto, pois sabia como ficaria chateada”.

A mãe de 39 anos decidiu passar pelo trabalho de partousando uma venda nos olhos a partir do momento em que os médicos lhe dissessem para fazer força. O pano que foi colocado em seu rosto foi feito de forma improvisada  – feita de uma camiseta enrolada. Mas Emma não teve que passar por uma situação dolorosa como essa, pois o bebê nasceu vivo!

Infelizmente, por conta do bebê ter nascido prematuro, Jude, agora com seis anos, tem paralisia cerebral e autismo, mas é uma “criança incrivelmente feliz”, de acordo com a mãe. Emma conta que por ter tido uma experiência traumática, não pretende ter mais filhos. “Eu amo ser mãe. É muito difícil ter um filho com deficiência, mas eu não o mudaria por nada no mundo”, finaliza ela.

Jude nasceu prematuro e acabou tendo paralisia cerebral e autismo, mas é uma “criança incrivelmente feliz”, de acordo com a mãe (Foto: Reprodução/The Mirror)

Mês de conscientização da prematuridade: a importância de uma rede de apoio

Das inúmeras preocupações que chegam com a gravidez, são poucas as mães que pensam na possibilidade do filho nascer prematuro. Mas esta é uma realidade não tão distante no Brasil. Prematuro é todo o bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação. Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 300 mil bebês nascem de forma prematura todos os anos no país, que ocupa o 10º lugar no ranking mundial dos que mais registram nascimentos precoces.

De acordo com Aline Hennemann, enfermeira e Vice-Diretora Executiva da ONG Prematuridade.com, núcleo dedicado a oferecer acolhimento para todos que passam pela experiência, o nascimento prematuro é a principal causa de mortalidade infantil até 5 anos de idade em todo o mundo. Só esses números por si já deveriam trazer mais luz e atenção para o assunto prematuridade.

A profissional frisa a importância da construção de uma rede de apoio efetiva, que inclua a família e os profissionais da saúde, na situação de prematuridade. Auxiliar a crise emocional que os pais atravessam é de extrema importância para que os mesmos se fortaleçam e possam cuidar do bebê de forma positiva e eficaz. “Precisamos pensar sempre na questão do acolhimento. Além de acolher, vincular essa família, para que ela possa se sentir parte do processo do cuidado do bebê prematuro na UTI neonatal. Eles não podem ser deixados à parte”, afirma Aline. 

“Nós pensamos muito na rede de apoio, para que ela possa cuidar daquele bebê em situação de vulnerabilidade. Não é só o bebê que sofre. A mãe sente, o pai também, então é muito importante que eles sejam bem cuidados, para que possam cuidar da suas crianças”, reforça a voluntária da ONG sobre a importância de um bom suporte nas UTIs neonatais.  


Leia também

Foto: Reprodução/Instagram

Família

Paula Fernandes revela estar com doença: "Tenho apenas alguns dias de vida"

Samsung Galaxy S24 Ultra - Divulgação

Lançamento

Ofertas do dia: recém-lançado Galaxy S24 Ultra da Samsung com desconto de 27%

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Antero Greco era jornalista esportivo da ESPN - Foto: Reprodução/ ESPN

Família

Jornalista Antero Greco m0rre aos 69 anos

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas