Mais

Estou exagerando?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Estou exagerando na bronca?


• Se você precisa repetir a mesma coisa “um milhão de vezes”, se acaba gritando, se exaltando, fazendo ameaças, ou batendo, é sinal de que está exagerando e precisa mudar de estratégia. Uma boa ideia é repensar como melhorar a relação com seu filho para evitar as situações em que a bronca acontece.
 • “Em vez de ficar gritando, coloque seus cristais fora do alcance”, sugere a psicóloga Lidia Weber, mãe de Tatiana e Erick, professora da Universidade Federal do Paraná e autora do livro Eduque com Carinho.
• Outro ponto defendido por Lidia é que os pais criem regras simples, lógicas e que ajudem os filhos a entendê-las. Devem ser coisas como “é preciso escovar os dentes após
as refeições”, “você deve arrumar
o quarto antes de sair para brincar”. E em vez de falar em “castigos”, faça a criança entender as “consequências” de cada atitude. Mais que uma simples punição, a consequência deve oferecer uma oportunidade de reparação. “Se a criança pintou a parede poderá ajudar a limpá-la”, exemplifica a professora.
• Valorizar os bons comportamentos do filho, tirando o foco do negativo e colocando sobre o positivo, também ajuda a diminuir os momentos de tensão. “Elogie-o todas as vezes que ele fizer algo bom, como brincar com o irmão, pedir desculpas, pedir sua permissão para algo ou ser carinhoso”, recomenda Lidia. Toda criança gosta de ser valorizada e, portanto, vai querer repetir os comportamentos elogiados.

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não