Publicado em 06/11/2012, às 22h00 por Redação Pais&Filhos
O pai nerd usa as ferramentas online para tomar conta das crianças e garante: a tecnologia pode evitar os cabelos brancos da preocupação.
Quando eu era adolescente, meu pai me buscava em todas as festas a que eu ia com os meus amigos. Ele fazia isso porque ficava preocupado se eu voltaria bem da balada e queria ver a hora que eu chegaria em casa. Na época, não tinha internet e nem computadores. Telefones celulares, então, eram coisas de ficção científica. Imagino essa época e me coloco nela. Sério, ficaria doido de preocupação com o meu filho em dois dias.
Hoje, com smartphones, internet e computadores, você consegue monitorar a vida do seu filho, tanto nas redes sociais, como através de GPS. Faço isso com a minha esposa (e ela comigo). Com o iPhone, sei exatamente onde ela está, em qualquer lugar do mundo. E, consequentemente, sei onde meu filho está. É uma tecnologia simples e gratuita, que aumenta não só minha tranquilidade como a segurança deles. Claro que quando meu filho tiver um celular (ele ainda tem 2 anos, vai demorar) faremos o mesmo com ele. Isso é correto? Será que não estamos invadindo a privacidade demais?
Tudo é invasão de privacidade se você não tem o consentimento das pessoas envolvidas. Eu e minha esposa conversamos sobre o assunto e aceitamos que poderíamos ser rastreados. Ela e eu não temos nada a esconder. E já tivemos momentos em que foi necessária a atuação da polícia. Assim, vimos como é importante esse tipo de artefato. Se temos acesso a isso, por que não usar?
Queremos criar nossos filhos para o mundo e vivemos em um mundo louco e perigoso. Mesmo que nada vá acontecer com eles, saber onde estão é um alívio. “Pai, vou estudar na casa da namorada, ok?” Ok, filho, qualquer mudança me avise. Aí você pega seu celular e vê se ele está lá. Isso te dá uma tranquilidade, pois você sabe que ele está bem e que pode confiar em seu filho.
Filhas e filhos de amigos me adicionam no Facebook. Na hora, aceito, crio uma lista Filhos e Filhas e fico sempre checando o que eles estão postando, com quem estão conversando e o que estão conversando. Faço isso, pois os meus amigos, pais e mães dessa molecada, mal sabem mandar e-mail. Recebo deles arquivos de corrente por e-mail até hoje, só para vocês terem noção. Como é pedir muito para eles aprenderem a usar o Facebook e monitorar seus filhos, eu faço esse trabalho. Fico de olho nas pessoas que essas crianças estão adicionando. São sempre pais e mães de amigos deles, mas e se não fossem?
É justamente esse o meu ponto. Adultos já caem na lábia de criminosos, imaginem crianças? Precisamos deixá-los ter conta no Facebook, Twitter, Instagram e nas outras redes sociais que existem. E, acima de tudo, precisamos entender como funciona e criar uma cerca virtual de proteção. Ficar orgulhoso que o filho sabe tudo do Facebook e você nem sabe trocar sua foto do avatar é inadmissível. Você, pai, mãe, tio, tia, avó, avô precisam entender como funciona para evitar armadilhas digitais que colocam para os nossos pequenos. E proibir acesso é utopia. Acessam da casa ou dos smartphones
dos amigos. Não vamos ser ingênuos.
Meu pai não tem Facebook. Mudou-se para sua cidade natal quando se aposentou, longe de São Paulo. Ele acompanha tudo pelo Facebook da minha mãe. Como sou ativo nas redes sociais, é fácil saber o que estou fazendo, com quem e até onde estou. Tenho certeza que o meu pai fica lá, me monitorando. E ainda deve ficar pensando: como seria incrível isso na minha época! Certamente teria menos cabelos brancos.
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Família
Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação.”
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Família
Barbara Evans mostra encontro da filha com gêmeos recém-nascidos: "Coração completo"