Bebês

Hospital proíbe fotos na hora do parto e gera debate na internet

Qual é sua opinião?

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

foto-bebe

bebê recém-nascido (Foto: Getty)

O momento do nascimento é muito importante para os pais e a tecnologia ajuda a eterniza-lo por meio de vídeos e fotos, mas o hospital de The Royal Brisbane Women’s Hospital, na Austrália, proibiu os fotógrafos de participar do parto. Essa decisão gerou grande polêmica e criou um debate sobre a automina na maternidade. A decisão foi feita pelo hospital junto com o Queensland Health, departamento do governo que opera e administra o sistema de saúde pública do estado.

“Eles confirmaram que os fotógrafos são permitidos antes e depois do nascimento, mas ninguém será autorizado a tirar fotografias durante. Mesmo que não seja o profissional da área, qualquer um que desobedecer a essa ordem, será pedido pra se retirar caso faça”, comentou Michelle Palasia, uma fotógrafa especializada em parto, que iniciou uma petição online contra a decisão que já tem mais de 10 mil assinaturas e vários comentários positivos.

Apesar de Michelle argumentar que a regra deve se aplica a todos, o jornal australiano disse que a regra só se aplica a terceiros, os parentes ainda são autorizados a documentar todo o processo até a chegada do bebê.

A administradora do hospital, Amanda Dines, disse que essa decisão foi feita para garantir a segurança das mães. “As complicações, apesar de serem raras, elas acontecem rapidamente e é crucial que o time de médicos consigam exercer seus deveres com o máximo de cuidado, atenção e sem nenhuma possível distração”, contou Amanda ao News.

pe-bebe

pé de bebê recém-nascido (Foto: Getty)

A decisão criou uma discussão sobre autonomia durante o parto, de acordo com a fotografa, isso seria só mais um dos vários exemplos “da nossa autonomia sendo tirada de nós”

Outro ponto colocado por Michele, é o fato de que essa decisão pode impactar negativamente na área da saúde. Eles acreditam não ter as memórias por inteiro do momento do parto pode prejudicar a saúde mental da mãe.

“Ver as imagens e mostrar o momento em que você conheceu seu bebê, enche seu corpo de oxitocina – que é essencial não só para a sua relação com seu filho, mas também para a liberação do leite que vai alimenta-lo. Esse hormônio é muito importante para a mãe, pois ele dá uma sensação boa, de amor.” Explica a fotografa.

foto-bebe

recém-nascido com mãe (Foto: Getty)

Leia também: 

Entenda a diferença entre Baby Blues e depressão pós-parto? 

Calculadora de Parto

Pós-parto: Sabrina Sato mostra barriga 12 dias após o nascimento da primeira filha