Família

No final do ano o abandono de cães e gatos cresce em 200% e você precisa saber o motivo

Essa prática é crime! Caso presencie alguma situação semelhante, leia o texto e aprenda a denunciar

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

cachorro

Apesar de ser crime, os casos de abandono animal são recorrentes no Brasil e no período de festas de fim de ano e escolares, infelizmente, essa prática aumenta. Apesar de não haver números oficiais, Rosângela Ribeiro, gerente de campanhas veterinárias da Proteção Animal Mundial, afirma que as ONGs relatam aumento de 200% nos bichos recolhidos durante esta época do ano.

De uma hora pra outra, os animais que antes tinham uma casa, uma cama quentinha e comida, perdem tudo e precisam se acostumar com a nova realidade dura da rua. Alguns dos cães e gatos são resgatados por abrigos e pessoas que se comovem com a causa, mas muitos passam fome e até morrem em acidentes.

“Infelizmente isso acontece porque as pessoas acham que os animais se viram. As pessoas irresponsáveis não procuram uma solução para deixar seu animal. Elas querem viajar e simplesmente abandonam porque não podem levar os animais para os locais aonde estão indo”, afirma Rosângela em entrevista para à Folha.

(Foto: Getty Images)

Abandonar animais é crime (Foto: Getty Images)

Pela Lei de Crimes Ambientais, a pena para quem comete maus-tratos é prevista de três meses a um ano de detenção, além de multa. O abandono também pode levar a punição, por isso Letícia Filpi, vice presidente da Abraa (Associação Brasileira de Advogadas e Advogados Animalistas), em entrevista para a Folha, relembra a importância que a denúncia venha com o máximo de informações possíveis para que a polícia chegue ao agressor.

Na opinião da vice-presidente da Abraa, proibir o comércio de animais iria contribuir para reduzir o número de abandonos.   “Quando você coloca o animal em uma prateleira, como se fosse um objeto à venda, a pessoa já vai comprar com essa ideia de que é um objeto. Por mais que ela veja o animal se mexendo, abanando o rabinho, fazendo suas necessidades, ela já está com aquela ideia subentendida, no inconsciente, de que é um brinquedo. E ela vai abandonar sem dó nem piedade.”

As denúncias devem ser direcionadas a Policia e casos mais graves devem ser passados à Policia Militar

Leia mais: 

Boicote a filme ganha força nas redes sociais após vídeo com maus tratos ao cachorro 

Absurdo! Cachorro morre após ser agredido em supermercado e gera revolta na internet 

Cachorro recebe diploma de faculdade e o motivo vai te emocionar