Recém-Nascido

Vamos bater sempre nesta tecla: beijar o recém-nascido, não!

Uma mãe britânica compartilhou um alerta e a publicação bombou nas redes. Vem ver!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Quando você se torna mãe, é normal se viciar em sabonetes antibacterianos e álcool em gel para todos os seus visitantes. Acontece que as mãos limpas não são a única coisa que você deve se preocupar.

Uma mãe no Reino Unido publicou recentemente uma história assustadora no Facebook que está fazendo com que alguns novos pais reconsiderem o quão perto os visitantes devem chegar de seus recém-nascidos.

A saga começou no início deste mês, quando familiares e amigos pararam na casa de Claire Henderson para visitar sua filha de 1 mês, Brooke. Quando um dos visitantes beijou o rosto da menina, eles sem saber transmitiram o vírus herpes simples 1 para ela.

Em adultos, este vírus é irritante, mas para recém-nascidos pode ser devastador, às vezes até fatal. De acordo com a Academia Americana de Pediatria, se não for controlado, pode causar infecções graves, doença cerebral, pulmonar e hepática, feridas na pele e nos olhos.

Untitled-1

(Foto: Reprodução do Facebook Claire Perkins)

Os pais não perceberam o que estava acontecendo até uma noite, quando notaram que Brooke tinha uma ferida na boca e lábios inchados. Então, Claire lembrou-se de um artigo que sua amiga havia lhe mostrado sobre os perigos do herpes labial em bebês e levou sua filha para o hospital. Os médicos confirmaram que a recém-nascida tinha o vírus herpes simples 1, mas, felizmente, testes descartaram qualquer dano ao cérebro ou ao fígado. Após cinco dias internada, Brooke conseguiu voltar para casa.

“Poderia se espalhar facilmente e – no pior dos casos – ser fatal”, disse a mãe ao BuzzFeed. Por isso, ela postou a história e as fotos no Facebook – para explicar aos pais, não assustá-los. Desde então, o post viralizou, acumulando mais de 51 mil compartilhamentos até agora. Veja o alerta da mãe:

“Por favor, compartilhe isso com todas as mães e gestantes novas que você conhece… FERIDAS DE HERPES PODEM SER FATAIS PARA UM BEBÊ. Antes dos 3 meses de idade, um bebê não pode combater o vírus da herpes. Se um bebê contrair isso, pode causar danos no fígado e no cérebro e levar à morte. Eu sei que isso soa como se eu fosse um alarmista, mas se minha amiga não tivesse me contado sobre isso, minha filha poderia ter ficado gravemente doente. Eu notei os sinais cedo e a levei para A & E, agora estamos no hospital há 3 dias e temos mais 2 para ficar. Ela teve muita sorte, todos os seus testes estão ok. A moral da história é: NÃO deixe ninguém beijar a boca do seu recém-nascido, mesmo que não pareça ter uma ferida – 85% da população carrega o vírus. E se a pessoa tiver, peça para ficar afastado até que a ferida desapareça. Todos com quem conversei não tinham ouvido falar disso antes e então eu senti que era importante compartilhar a história de Brooke e aumentar a conscientização para impedir que qualquer outra pessoa passasse por isso”

Leia também:

6 coisas que você precisa saber sobre recém nascidos

Momento raro! Recém-nascido toca no rosto de sua mãe

15 caretas de recém-nascidos que vão melhorar o seu dia

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não