Bebês

Bebê de 2 meses morre ao engasgar durante amamentação

O SAMU não conseguiu ajudar e constatou a morte do bebê de dois meses - Reprodução / Getty Images
Reprodução / Getty Images

Publicado em 24/09/2022, às 16h56 por Redação Pais&Filhos


Um bebêde dois meses, faleceu neste sábado, faleceu na madrugada deste sábado, 24 de setembro, depois de ocorrer um engasgo durante a amamentação da madrugada. O caso aconteceu em João Pessoa, no bairro Roger. As informações sobre o caso são da TV Correio.

O pai do menino contou que a mãe acabou dormindo enquanto amamentava o filho e ao acordar percebeu que o bebê não estava mais respirando. Desesperadamente pediu ajuda ao marido e aos vizinhos que chamaram os atendimentos do SAMU para atender o bebê, mas quando os médicos chegaram ao local constataram que o menino de 2 meses já havia falecido.

Bebê não resiste a convulsão em creche
O SAMU não conseguiu ajudar e constatou a morte do bebê de dois meses (Foto: Reprodução / Getty Images)

A morte do bebê foi considerada uma morte por causas naturais, o corpo do menino não teve que passar por perícia e foi levado para o Serviço de Verificação de Óbito da Capital. Quando ocorrer a liberação, ele será sepultado na cidade de Parnamirim, na Grande Natal (RN).

Engasgo em crianças e bebês: como prevenir e o que fazer em caso de acidentes

Apesar do engasgo ser um acidente relativamente comum, inclusive para adultos, é preciso ter muito cuidado quando se trata de crianças, principalmente as que têm entre 0 e 4 anos de idade: as consequências desse tipo de problemas podem ser muito sérias.

Juntamente com a sufocação, o engasgo é a terceira principal causa de morte entre crianças e adolecentes – ou seja, recém-nascidos de 0 até jovens com 14 anos – no Brasil. Os números são impressionantes: de acordo com o Ministério da Saúde, em 2016 foram 826 vidas perdidas para esse tipo de acidente, sendo que 636 eram crianças com menos de 1 ano de vida. Por isso, é importantíssimo tomar todos os cuidados para evitar esse problema.

Quais são os principais alimentos que causam engasgo?

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, esses são os alimentos que normalmente causam engasgos – mas, lembre-se: qualquer alimento que não esteja picado da maneira correta ao ser oferecido para uma criança pode causar um engasgamento.

  • Salsicha
  •  Nozes
  • Amendoim
  • Castanhas no geral
  • Pipoca
  • Tomate cereja
  • Uva
  • Maçã
  • Carnes em pedaços grandes ou pequenos demais
  • Vegetais crus
  • Balas
  • Chicletes

Brinquedos também podem causar engasgos

Sim! E não são somente os brinquedos pequenos e que soltam pecinhas de encaixar podem causas engasgos: pequenos objetos também são causadores desse tipo de acidente, como moedas, tampas de canetas, baterias de brinquedos e outras coisas perdidas no chão. Quando o bebê começa a engatinhar e passa a explorar os espaços, ele pode encontrar algum desses objetos e levar à boca – o que pode levar à um episódio de engasgo e sufocação. Saiba o que fazer caso o seu filho comece a sufocar.

Escolha os brinquedos certos para prevenir a sufocação

Na hora de comprar ou escolher quais brinquedos para o bebê, fique de olho nos que possuem peças pequenas ou macias demais. Os pais devem estar sempre supervisionando o momento de diversão dos filhos e não deixá-los sozinhos. Siga a indicação de idade que existe na embalagem dos produtos para não oferecer riscos à criança.

Brinquedos de crianças mais velhas costumam ter peças cada vez menores, o que é um perigo para bebês. Se você tem filhos com idades diferentes, tente separar os itens entre o que é adequado para cada um deles – dessa maneira, o risco de engasgo diminui. Veja dicas para manter os brinquedos dos seus filhos sempre organizados.

Como evitar engasgos

  • Corte os alimentos de maneira adequada: não podem ser pequenos a ponto de serem aspirados ou engolidos sem serem mastigados, nem muito grandes. Comidas redondas, como tomatinhos e uvas devem ser cortadas ao meio, em sentido longitudinal;
    Supervisione o seu filho: as brincadeiras e hora da alimentação devem ser acompanhadas por um adulto para evitar qualquer tipo de acidente doméstico

Como desengasgar a criança:

É preciso estar preparado para agir caso o seu filho engasgue. É necessário realizar uma manobra para ajudar seu filho a expelir o alimento – ou outro tipo de objeto – das vias aéreas e é essencial saber realizado. Por vezes, até o serviço de emergência chegar pode ser tarde demais. Veja como desengasgar a criança ou o bebê no vídeo abaixo:

Assista ao podcast Mãe Natureba:


Leia também

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Belo conta que não está solteiro - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Belo anuncia romance após separação de Gracyanne Barbosa: "Não estou solteiro"

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

O corpo começa a dar sinais de que vem bebê aí bem antes da menstruação atrasar - Getty Images

Gravidez

Sintomas de gravidez: nos primeiros dias, que ninguém sabe, de menino e menina e muito mais

O momento da escolha do nome é superespecial e deve ser vivido com muito carinho pela família - Getty Images

Bebês

210 nomes masculinos para bebês: ideias fortes (e lindas!) para você chamar o seu filho

Nomes bíblicos femininos - (Foto: Unsplash)

Bebês

Nomes bíblicos femininos: veja a lista com opções lindas e fortes para meninas

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

A família é viciada em fast food - (Foto: Reprodução/The Sun)

Bebês

Bebê de 1 ano come fast food todos os dias e bebe seis latas de Coca-Cola: "É difícil dizer não"