Dermatite atópica: como tratar e prevenir a doença em bebês e crianças

Essa é uma doença que deixa a pele seca e inflamada. Veja os melhores produtos para controlar as crises e aliviar a coceira

Resumo da Notícia

  • A pele do bebê é supersensível e exige cuidados especiais
  • A dermatite atópica pode aparecer no recém-nascido e provoca muita coceira
  • Os sintomas podem ser controlados com produtos hidratantes específicos para a pele do bebê

A pele de bebês e crianças é frágil e supersensível. Por isso, é imprescindível cuidar bem dela e ficar atento a qualquer sinal de irritação. Desenvolvida normalmente na infância, a dermatite atópica é uma doença caracterizada por uma erupção avermelhada, que deixa a pele seca, inflamada e provoca muita coceira.

-Publicidade-
Os pais precisam ficar atentos à pele do bebê (Foto: Getty Images)

As causas da dermatite atópica podem estar relacionadas à herança genética, alterações estruturais e funcionais da pele e do sistema imunológico, além de fatores ambientais e psicológicos. As crises são desencadeadas com o excesso de estresse e ansiedade, sudorese e inclusive agentes irritantes de produtos de limpeza, como sabonetes perfumados ou amaciantes de roupas.

As emoções podem influenciar na pele porque o sistema nervoso está diretamente conectado à ela. Se uma criança está passando por um período conflitivo, que gera muitas preocupações, tristeza e ansiedades, uma nova crise de dermatite atópica pode ser desencadeada pelas emoções.

Além da coceira, é perceptível o aumento da irritabilidade nas crianças que desenvolvem essa condição. Aliás, os pais devem não só controlar a coceira com produtos eficazes, mas também evitar passar mais ansiedade para seus filhos, pois isso pode piorar o quadro de saúde. 

Como controlar os sintomas?

Mais do que buscar a cura, o importante é o controle da dermatite atópica. Algumas medidas simples ajudam no controle dos sintomas. “Banhos rápidos e mornos, não mais do que uma vez ao dia, e uso de cremes hidratantes neutros. Recomendo que evitem o uso de amaciantes nas roupas e usem sabão neutro na lavagem, como o de coco. Alguns cremes à base de imunossupressores podem ajudar muito, e são utilizados com segurança. Outros medicamentos antialérgicos por via oral também ajudam nas crises e até mesmo na prevenção”, indica o Dr. Cláudio Len, pediatra, médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, colunista da Pais&Filhos, pai de Silvia, Beatriz e Fernando.

Para aliviar a coceira e manter a pele do seu filho sempre bem cuidada, é imprescindível que você use produtos específicos e de qualidade. O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela é perfeito para peles propensas ao ressecamento e à atopia.

O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela
O Creme Emoliente Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

O creme pode ser usado desde o nascimento, tem textura leve, hidrata profundamente e acalma a pele da criança. É feito com 89% de ingredientes de origem natural, não tem fragrância e, assim como os outros produtos da linha Stelatopia, seu ingrediente principal é o Óleo Destilado de Girassol orgânico

Assim como o creme, o Bálsamo Emoliente Stelatopia tem 89% de ingredientes de origem natural e não possui fragrância. Ele é ótimo para quando a pele estiver extremamente seca ou em períodos de crise da dermatite atópica. Ele tem textura rica e cremosa para a hidratação imediata e duradoura da pele, além de aliviar a coceira. 

Bálsamo Emoliente Stelatopia da Mustela
Bálsamo Emoliente Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

“Apesar de possuir graus diferentes, que variam entre leve, moderado ou grave, a base de todo o tratamento da dermatite atópica é a hidratação, pois essa é a única forma de conter a perda de água pela pele”, explica a pediatra e dermatologista Dra. Ana Mósca, mãe de Marcelo e Fernando.

Gel Lavante Stelatopia de Mustela
Gel Lavante Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

O Gel Lavante Stelatopia limpa suavemente e deixa uma película protetora na pele, evitando o efeito de ressecamento do banho. Além disso, acalma a sensação de coceira e pode ser usado desde o nascimento. É feito com 98% de ingredientes de origem natural, sua fórmula é biodegradável e não tem fragrância.

Pijama Calmante Stelatopia da Mustela
Pijama Calmante Stelatopia da Mustela (Foto: Divulgação)

Os bebês com dermatite atópica também podem sentir grande desconforto na hora de dormir devido às irritações na pele e coceira. Para que seu filho não tenha a noite de sono interrompida, a Mustela desenvolveu um pijama especial que libera ingredientes ativos com efeito calmante sobre a pele.

O Pijama Calmante Stelatopia combina algodão e ingredientes 100% naturais microencapsulados. Quando em contato com a pele, promove uma ação hidratante e calmante, aliviando a coceira e o desconforto durante o sono e, consequentemente, diminui os despertares noturnos. O pijama está disponível em dois tamanhos: 6 a 12 meses e 12 a 24 meses. Para minimizar irritações na pele, a roupa tem as costuras e etiquetas para o lado de fora. O pijama foi testado e recomendado por pediatras e dermatologistas. 

É sempre importante que os pais entendam como funciona a dermatite atópica, saibam lidar e passem segurança para os seus filhos. Vale lembrar que ela é uma doença crônica, com ciclos de melhora e piora e, portanto, é essencial cuidar da forma correta para que a criança tenha uma vida saudável e, claro, sempre seguindo as orientações médicas.