Bebês

Do banho ao sono: como criar uma rotina para o seu bebê dormir a noite inteira

Estabelecer uma rotina faz toda a diferença na vida do seu filho (e da família toda!)

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

Existem algumas dicas para fazer a criança dormir bem, e a principal delas é criar uma rotina (Foto: Getty Images)

Os primeiros dias com o bebê em casa são repletos de descobertas e envolvem a adaptação à nova realidade e os (muito) cuidados com a criança. É normal ter medo de não saber fazer a coisa certa no começo. Afinal, nesse momento, você está conhecendo seu filho e não sabe exatamente o que ele quer.

Mas não se preocupe: a habilidade de reconhecer os choros, entender o bebê e conseguir atender suas necessidades vem com o tempo – é como em qualquer relacionamento e acaba sendo um pouco instintivo também.

E um dos principais motivos de cansaço dos pais nesses primeiros dias é a falta de sono. Alguns bebês dormem a noite toda desde o começo, mas a maioria acorda de madrugada para mamar. Existem algumas dicas para fazer a criança dormir bem, e a principal delas é criar uma rotina, para que seu filho sempre saiba o que vai acontecer.

Estabelecer uma rotina de sono faz toda a diferença na vida do bebê (e da família), além de dar segurança, conforto e confiança à criança e garantir um descanso saudável. Manter um ritual do sono significa fazer, dia após dia, a mesma coisa na hora de colocar seu filho para dormir. Realizar a mesma atividade diariamente, como tomar um banho, fazer uma massagem, ouvir uma música, são sugestões mais tranquilas e relaxantes para esse ritual.

Você pode diminuir as luzes de 30 minutos a uma hora antes de colocar seu filho para dormir – isso ajuda a reduzir os níveis de cortisol. Em seguida, dê um banho no bebê e a última refeição do dia, seguido por uma história para dormir e uma música calma, por exemplo.

Na hora de colocar seu filho no berço, procure não fazer brincadeiras agitadas e se certifique de que as condições estão adequadas para o bebê dormir, como temperatura certa, fralda limpa e sem fome. A massagem também é um boa opção para induzir o sono, além de ajudar nas cólicas.

Especialistas também indicam que nem sempre deixar o bebê chorando no berço pode ser uma boa saída que o ajude a dormir a noite toda. O que ele precisa nesta fase é sentir-se seguro. Por volta dos 6 meses, seu filho já vai conseguir dormir a noite inteira. O principal é manter a calma e transmitir isso ao seu bebê. Se ele sentir a sua tranquilidade, também vai ficar calmo e você vai poder dormir cada vez mais e melhor.

Confira cinco dicas para criar um ambiente tranquilo ao seu bebê para uma boa noite de sono:

– Deixe o ambiente silencioso, diminua o volume da TV e os demais ruídos da casa

– Dê um banho morno

– Coloque uma roupa confortável no bebê

– Conte uma história ou cante em volume baixo

– Dê uma alimentação mais leve, como leite materno ou leite morno

Leia também:

12 produtos que vão facilitar a sua vida nos primeiros 28 dias do bebê

Tudo que você precisa saber para trocar a primeira fralda do bebê

Como evitar assaduras: tudo que você precisa saber para proteger seu filho