Bebês

Tudo que você precisa saber para trocar a primeira fralda do bebê

É normal ter medo e se atrapalhar um pouco no começo!

Jennifer Detlinger

Jennifer Detlinger ,Filha de Lucila e Paulo

É normal ter medo e se atrapalhar um pouco durante as primeiras trocas (Foto: Getty Images)

Saber como trocar a fralda do bebê pode ser uma dúvida muito comum entre as mães de primeira viagem. No começo, talvez você erre o lado da fralda ou cole a fita no seu filho sem querer. Mas calma, não precisa se desesperar. É normal ter medo e se atrapalhar um pouco durante as primeiras trocas — assim como em qualquer mudança que chega com a maternidade. Por isso, é preciso se informar bem, além de pegar dicas com suas amigas e familiares.

A troca deve ser feita sempre que a criança fizer cocô, o que costuma acontecer depois de cada mamada, ou quando a fralda estiver cheia de xixi. O recém-nascido precisa ter a fralda trocada cerca de oito vezes por dia! Depois, esse número vai diminuindo. Como seu bebê tem a pele bem delicada, na hora da limpeza, use apenas água morna e algodão. Deixe para fazer a higiene completa, com sabonete, no banho. Lenços umedecidos podem ser usados em passeios ou quando seu filho estiver um pouco maior.

Outra coisa importante é saber que trocar menino e menina tem diferença, sim. As meninas estão mais sujeitas a infecções urinárias — por isso, é preciso prestar bastante atenção na hora de fazer a limpeza, para não levar bactérias do ânus para a vagina. Limpe sempre da vagina para o ânus.

Antes de colocar o bebê no trocador, deixe separado tudo o que for usar. O básico é: fralda limpa, lenço umedecido ou algodão e água morna e uma fraldinha de pano. Para os meninos, separe uma fraldinha extra, para o caso dele fazer xixi bem na hora da troca.

Você vai precisar de:

– Álcool 70%

– Cotonetes

– Bolas de algodão

– Água morna

– Pomada para assaduras

Nas meninas você deve passar o algodão pra baixo, pra não levar bactérias do ânus para a vagina. Limpe a área do períneo. Troque o algodão e faça a limpeza do ânus e bumbum. Passe a pomada para assaduras no bumbum, na virilha e nas dobrinhas. Não é preciso aplicar no canal da urina, depois é só prender os adesivos da fralda com firmeza, apenas tomando cuidado para não apertar.

Nos meninos, você deve passar o algodão no pênis do bebê, limpando no sentido do corpo para fora. Ponha o algodão sobre o pênis para evitar jatos de urina durante a troca. Passe o algodão de cima para baixo, do pênis para o ânus. Aplique a pomada para assaduras no bumbum e na virilha, de cima para baixo.

Confira o passo a passo da troca da fralda do bebê

– Comece lavando as mãos. Tire a fralda suja e dobre a parte do adesivo para que não grude sem querer na pele do bebê. Dobre a fralda usada e coloque-a embaixo do bumbum do neném enquanto faz a limpeza. Limpe com o algodão de frente para trás, com um movimento único. Use quantos algodões forem necessários até limpar completamente.

– Cruze as perninhas do bebê e levante-as com uma mão enquanto com a outra limpa o bumbum. De novo: de frente pra trás. Quando estiver bem limpo, seque suavemente com a fraldinha de pano. Se optar por usar creme antiassadura, passe na virilha e no bumbum, jamais na genitália.

– Por último, coloque a fralda limpa, com o desenho para frente. Cole as fitas adesivas nas laterais e verifique se está sobrando um dedo, para que não fique muito apertada nem muito larga. Passe o dedo nas laterais das perninhas, para deixar as abas para fora.

Leia também:

Como limpar o umbigo do bebê? Ensinamos o passo a passo

Como não surtar com a quantidade de fraldas do bebê: 5 dicas para economizar

Enxoval do bebê: a lista de tudo que você precisa comprar