Publicado em 08/02/2019, às 15h41 - Atualizado às 16h30 por Jennifer Detlinger, Editora de digital | Filha de Lucila e Paulo
O bebê é considerado recém-nascido até o 28º dia de nascimento. Neste período, é comum você ficar preocupada com a fragilidade e saúde do seu filho. Por isso, é essencial saber quais produtos podem te ajudar a deixar essa fase do bebê um pouco mais tranquila e sem medos. E a gente te ajuda! A seguir, confira uma lista dos itens que vão facilitar sua vida nos primeiros 28 dias do seu filho:
Potes para guardar leite materno: se você escolher amamentar em livre demanda ou com períodos definidos, é comum precisar ordenhar um pouco o leite, para que os seios não fiquem tão inchados. Para armazenar o leite materno, tirado manualmente ou com bomba, deve-se colocá-lo em um recipiente próprio.
Absorvente de seios: eles prendem-se ao sutiã e impedem que o leite vaze na roupa.
Conchas para seios: de material mais rígido e base geralmente mais flexível, elas coletam o leite e protegem os mamilos, deixando-os livres para respirar.
Pomada para seios: é normal que os seios inchem, rachem ou fiquem ressecados no começo, quando a mãe e o bebê ainda estão se conhecendo e buscando a melhor posição para a mamada. As pomadas ajudam a cicatrizar e hidratar, além de não prejudicarem o recém-nascido.
Almofada de amamentação: uma boa poltrona com apoio para os braços e uma almofada ajudam muito na hora da mamada. Estar confortável é essencial, principalmente nas primeiras semanas, até você “pegar o jeito”.
Babá eletrônica: como existem diversos modelos e opções, pense: um aparelho com imagem vai te deixar mais tranquila ou ansiosa? Depois que escolher, coloque a babá eletrônica num lugar seguro e fique em paz.
Poltrona de amamentação: ela pode ser sua grande companheira nos primeiros meses. Por isso, garanta que seja confortável, tenha o tecido macio e seja fácil de limpar.
Luz noturna: você vai precisar de uma iluminação especial para entrar no quarto do seu bebê à noite. O ideal é ter uma luz baixa, tranquila, suave, que não interrompa o sono dele.
Enxoval de cama e banho: roupa de cama tem de todo jeito, tamanho e estampa. Mas escolha a sua pelo conforto do bebê. Quanto mais delicada, melhor, para não irritar a pele sensível do seu filho.
Fraldas de pano e cueiros: eles servem para quase tudo. Desde forrar o carrinho do bebê, cobrir o trocador até proteger a roupa dos pais. De tecido macio, é essencial sempre ter um em mãos.
Termômetro de banho e febre: a pele do recém-nascido é muito sensível e qualquer variação pode ser incômoda para ele. Um jeito de verificar se o banho está bom é encostando o antebraço na água. Mas se você precisa de uma ajuda ou se sentir mais segura, use um termômetro – a temperatura ideal é 37ºC.
Bolsa térmica para cólicas: a partir da terceira semana do bebê, as cólicas intestinais começam. É normal, mas o seu filho vai chorar com o incômodo. As compressas mornas ajudam muito a aliviar a dor, mas lembre-se de nunca aplicar diretamente sobre a pele do recém-nascido.
Leia também:
Como evitar assaduras: tudo que você precisa saber para proteger seu filho
Tudo que você precisa saber para trocar a primeira fralda do bebê
Como não surtar com a quantidade de fraldas do bebê: 5 dicas para economizar
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Bebês
“Dormiu e não acordou”, diz mãe de bebê de apenas um mês que morreu enquanto dormia
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha de Ana Maria muda nome de bebê duas semanas após o parto e explica motivo
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”