Publicado em 14/05/2021, às 08h59 - Atualizado em 12/04/2023, às 14h26 por Cinthia Jardim, filha de Luzinete e Marco
Quando os primeiros dentes começam a nascer, pode ser que seu filho tenha algum tipo de incômodo e fique irritado, ou mal-humorado. Mas, é possível driblar esse cenário e deixar essa fase (tão importante!) mais tranquila para o bebê. A boa notícia é que algumas receitas caseiras podem te ajudar!
Em uma conversa com a odontopediatra, Thelma Parada (CROSP 74771), mãe de Guilhermina, e embaixadora da Pais&Filhos, tiramos as principais dúvidas sobre a dor de nascimento dos dentes, quando eles começam a surgir e o que fazer para aliviar esse incômodo que acontece na gengiva, olha só:
Apesar de não ser exato, Thelma Parada explica que os dentes começam a nascer por volta dos seis meses, mas isso não é um padrão. “Existe muita variação em relação aos seis meses. Algumas crianças tem o nascimento dos dentes com oito meses, outras com um ano. Mas, ela terá os 20 dentinhos de leite”.
Vale lembrar ainda que o nascimento dos dentes podem acontecer até os três anos de idade. “Para os pais não entrarem em desespero, é importante que eles tenham mais ou menos uma noção sobre quando essa fase irá acontecer, pois cada criança tem um ritmo diferente”.
Quando os dentes estão começando a nascer, geralmente o bebê pode dar alguns sinais. Mas, é muito importante ficar de olho com possíveis inflamações e contaminações, que podem ocorrer pela criança levar objetos a boca. Além disso, é possível notar:
“A criança mais incomodada pode ser um dos sintomas de que o dente está nascendo. O melhor mesmo é levar ao odontopediatra, porque com o exame clínico, de palpação, o profissional consegue orientar os pais da proximidade ou não da vinda da erupção desses dentes”, explica. Vale lembrar ainda que isso “não significa que o odontopediatra vai saber quando o dente irá nascer exatamente, mas ele consegue dar um norte para a família”.
Thelma explica ainda que: “A recomendação geral é que quando estiver nascendo os dentinhos, a criança coma alimentos mais frios ou uma água mais gelada, porque já alivia bastante o incômodo. Ou, é possível também utilizar uma escova de dente molhada em água gelada e até mesmo um mordedor ou um brinquedinho que a criança ponha e esteja mais fresco”, orienta a especialista.
Segundo a odontopediatra, é importante lembrar que todas as crianças irão passar pela fase de nascimento dos dentes, justamente por ser uma questão fisiológica. Algumas podem sentir mais incômodo, enquanto outras não sentem nada.
Geralmente, segundo Thelma Parada, quando ocorre uma inflamação ou infecção, pode acontecer da criança ter eventualmente episódios espaçados de febre ou diarreia. “Então, pode haver uma alteração da consistência das fezes, um episódio de estado febril, mas nada de febre alta”.
A odontopediatra recomenda que essa fase seja vivida da forma mais natural possível. Por isso, a família pode investir em algumas opções caseiras para deixar o bebê mais confortável:
Se mesmo seguindo todas as recomendações o bebê parecer incomodado com o nascimento dos dentes, Thelma Parada explica que é importante procurar por um odontopediatra. “Pode ser recomendado entrar com algumas substâncias químicas naturais, aplicadas diretamente na gengiva do bebê. O especialista irá indicar os melhores medicamentos, além de frutas frias e massagens, que podem aliviar a sintomatologia da criança.
A escovação deve acontecer a partir do nascimento do primeiro dente. Para isso, Thelma reforça que existe um jeito certo e que a recomendação é superimportante para o cuidado com a saúde bucal. Por isso, os pais devem seguir o passo a passo: use movimentos circulares, de bolinha, ou vai e vem, para a frente e para traz, em todas as faces do dente. Para facilitar o processo, faça isso após o banho ou quando o bebê estiver deitado no trocador, pois a posição vertical pode dificultar a higiene correta.
Antes mesmo dos dentes começarem a nascer, o aleitamento materno tem um papel primordial no fortalecimento e crescimento deles. Thelma explica que o processo funciona como o primeiro aparelho da criança, pois atua no desenvolvimento ósseo do maxila, osso que segura os dentes superiores. Além disso, ele também ajuda na mandíbula, que fixa os dentes inferiores.
“Por isso, nós batemos na tecla que é importante amamentar exclusivamente até os seis meses e estender até os dois anos com a amamentação não sendo exclusiva. Fora os demais benefícios, como a prevenção do câncer de mama, o de útero, além de ser um alimento saudável para o bebê e melhorar imunidade das crianças”, conclui.
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Thiaguinho fala sobre casamento e chegada do 1º filho com Carol Peixinho: “Construindo nossos sonhos”
Família
Filha de Fabiano Menotti canta Marília Mendonça para multidão em vídeo de arrepiar
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Alice explica verdadeiro significado de “saudade” e você vai concordar!
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
GÊMEOS NA ÁREA! 🎉
Nasceram! Bárbara Evans dá à luz gêmeos Álvaro e Antônio
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"