Bebês

Escala de Apgar: o que significa a nota dada para o bebê após o parto

Um dos exames que o recém-nascido é submetido logo após o parto se chama Escala de Apgar, que mede a vitalidade do bebê - iStock
iStock

Publicado em 30/08/2022, às 08h28 - Atualizado às 08h35 por Cecilia Malavolta, filha de Iêda e Afonso


Quando um bebê nasce, ele é submetido a diversos exames ainda na sala de parto que avaliam o estado de saúde. A Escala de Apgar é um desses testes, que ajuda o pediatra neonatal a monitorar a capacidade responsiva do recém-nascido ao estímulos médicos e se a adaptação dele fora do útero está acontecendo da melhor forma possível. “O parto pode ser uma coisa muito tranquila, mas, por algum motivo, pode ser que o bebê precise uma assistência por ter nascido com uma depressão respiratória, cardiológica ou algo do tipo”, explica o médico do departamento Materno-Infantil do Hospital Albert Einstein, Claudio Len, colunista da Pais&Filhos e pai de Fernando, Beatriz e Silvia.

Feita no primeiro e no quinto minuto de vida do recém-nascido, a Escala de Apgar mede a vitalidade e evolução dele para identificar se ele veio ao mundo com ou sem algum tipo de problema respiratório. Dentro do útero da mãe, o bebê recebe oxigênio por meio das trocas que faz com o cordão umbilical, e é somente no momento do nascimento que toda a circulação da criança muda para que ela se adapte a respirar pelo pulmão.

Para realizar esse exame, o pediatra neonatal avalia cinco coisas na saúde do bebê que pode ser vista de cara, logo no primeiro minuto de vida dele, e dá uma nota de zero a dois para cada um desses cinco itens, totalizando dez pontos da Escala de Apgar. Ainda que a lista seja avaliada novamente no quinto minuto de vida, o momento mais importante (e decisivo para a saúde do bebê) são os primeiros 60 segundos. Os itens examinados são:

  • Aparência (cor da pele)
  • Pulso (frequência cardíaca)
  • Gesticulação (se reage aos estímulos do médico e parece “irritado”)
  • Atividade (tônus muscular)
  • Respiração
Um dos exames que o recém-nascido é submetido logo após o parto se chama Escala de Apgar, que mede a vitalidade do bebê
Um dos exames que o recém-nascido é submetido logo após o parto se chama Escala de Apgar, que mede a vitalidade do bebê (Foto: iStock)

“Essa é uma escala muito simples. O bebê pode ter uma nota muito baixa, de zero a três logo no primeiro minuto, mas se ele responde às medidas tomadas pelo médico e no quinto minuto a nota está acima de sete, podendo chegar a até 10, esse é o caso de um bebê que nasceu com algum problema respiratório, foi cuidado adequadamente e pode ter uma evolução muito boa”, tranquiliza o pediatra. Os critérios e pontuações para cada item são:

Aparência (cor da pele)

  • 0 = corpo com coloração pálida ou azul-acinzentada
  • 1 = corpo com coloração rosada e com extremidades azuladas
  • 2 = coloração rosada no corpo todo

Pulso (frequência cardíaca)

  • 0 = sem batimentos cardíacos
  • 1 = batimentos cardíacos inferiores a 100 por minuto
  • 2 = batimentos cardíacos superiores a 100 por minuto

Gesticulação (se reage aos estímulos do médico e parece “irritado”)

  • 0 = não responde aos estímulos
  • 1 = responde aos estímulos com caretas
  • 2 = tosse, espirra, chorar vigorosamente e aparenta irritação quando estimulado

Atividade (tônus muscular)

  • 0 = o corpo está mole e os músculos, flácidos
  • 1 = movimenta braços, pernas e dobra os dedos
  • 2 = movimenta o corpo de maneira ativa

Respiração

  • 0 = não respira
  • 1 = respiração irregular com choro fraco
  • 2 = respiração regular com choro forte

Vote na Pais&Filhos para o Troféu Mulher Imprensa – hoje é o último dia!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, está concorrendo ao prêmio da categoria Pertencimento e Inovação da 16ª edição do Troféu Mulher Imprensa! Para votar, é muito simples: CLIQUE AQUI e aperte o botão ao lado da foto da Andressa para que ele fique azul. Em seguida, preencha o campo com seus dados e vá até seu email: será preciso confirmar o seu voto clicando em um link. Depois disso, sucesso! Seu voto já foi contabilizado. Obrigada!

Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos está concorrendo ao Troféu Mulher Imprensa (Foto: Divulgação/Pais&Filhos)

O que faz um bebê ter nota baixa na Escala de Apgar?

Dr. Claudio Len explica que o principal fator para que um recém-nascido não tenha uma nota alta na Escala de Apgar durante o primeiro minuto de vida é uma possível dificuldade de adaptação. São várias as possibilidades para que isso aconteça: contato com mecônio, algum problema no desenvolvimento intrauterino ou com a placenta, como um descolamento, um tipo de infecção, questões com o cordão umbilical, um parto de risco.

Justamente por causa desses motivos o momento do nascimento do bebê deve ser rodeado de amor, sim, mas também muito cuidado. “O parto é uma coisa muito linda, mas também muito tensa e que precisa ser muito bem monitorada. Infelizmente isso nem sempre acontece. Se o bebê nasce no primeiro minuto com uma nota acima de sete, ele pode nascer em qualquer lugar. Em casos de prematuridade, as coisas ficam mais delicadas porque o recém-nascido pode ter uma nota boa no começo, mas que pode piorar minutos depois. Mas isso é uma coisa simplista: a criança tem que ser examinada várias vezes durante as primeiras horas de vida”, precisa o especialista.

É extremamente importante que o bebê tenha o acompanhamento médico adequado após o parto para tratar qualquer tipo de problema que surja depois do nascimento
É extremamente importante que o bebê tenha o acompanhamento médico adequado após o parto para tratar qualquer tipo de problema que surja depois do nascimento (Foto: iStock)

Consequências da dificuldade de adaptação do bebê depois do parto

Um bebê que tem uma nota baixa na Escala de Apgar tanto no primeiro quanto no quinto minuto de vida pode ter tido, em algum grau, um dano no cérebro causado pela falta de oxigenação – ainda que seja muito difícil avaliar quais as consequências disso a curto prazo. Por isso, é fundamental que a mãe tenha o acompanhamento médico necessário durante a hora do parto, e depois do nascimento do filho também. Assim, é possível garantir que o bebê receba o melhor tratamento adequado para o caso dele de acordo com as necessidades apresentadas.


Leia também

Mensagens e frases para o Dia das Mães

Especiais / Dia das mães

Dia das Mães: mensagens, frases e legendas especiais para emocionar

(Foto: Silvio Avila/AFP)

Família

Doações para o Rio Grande do Sul: veja onde e como doar às vítimas de forma segura

Monatagem Endrick e Lara - Foto: Reprodução/ Instagram

Família

Pressão familiar fez Endrick terminar o seu primeiro namoro

Programas para o Dia das Mães - Getty Images

Família

10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

Músicas para homenagear a mãe no Dia das Mães - Getty Images

Família

Dia das Mães: músicas para cada sentimento na hora de homenagear a sua!

Mande um recado nesse Dia das Mães - Getty Images

Dia das Mães

Dia das Mães: 38 frases e mensagens para escrever cartões e legendas para as redes sociais

A maternidade faz você ensinar a amar e ser amada. É no toque, no cuidado e na troca de olhares diários que a gente se torna mãe - Getty Images

Família

O que é ser mãe? Respondemos às principais pesquisas do Google

Montagem Neymar e Biancar postam Mavie - Créditos: Reprodução/ Instagram

Família

Neymar e Bruna Biancardi postam foto de Mavie em viagem juntos na Arábia Saudita