10 ideias para fazer no Dia das Mães que vão além dos presentes

O Dia das Mãe é uma data sobre amor e afeto, e existem muitas formas de demonstrar isso além dos clássicos presentes! A gente te ajuda com algumas dicas

Resumo da Notícia

  • O Dia das Mães vai muito além de dar ou receber presentes
  • A data é sobre o amor, o carinho e tudo que há de bom na maternidade e que deve ser celebrada
  • Separamos dicas simples e fáceis de produzir que farão com que a sua mãe ou parceira se sinta ainda mais amada nesta data especial

O Dia das Mães está chegando, mas você ainda não sabe o que fazer para deixar essa data mais especial? Não se preocupe, pois nós separamos algumas dicas simples que farão toda a diferença na comemoração. Porém, vale ressaltar que cada mulher é única, com gostos e desejos diferentes. Sendo assim, busque a dica que tenha mais a ver com a sua mãe. O ponto chave é reunir todas as sugestões e se questionar: “O que, afinal, vai fazer com que ela se sinta realmente especial?”.

-Publicidade-

Cada mãe é singular, podendo sentir e transpassar o afeto de diversas maneiras. Segundo o escritor Gary Chapman, há 5 linguagens do amor, sendo elas: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviços, toque físico e presentes. Todas essas atribuições se referem à forma que cada pessoa se sente querida. Busque tentar entender qual é a forma que sua mãe se sente amada, para planejar o dia e o presente perfeito! Confira algumas dicas do que você pode fazer para deixar a data mais especial:

1 – Prepare um café na cama

Hora de reunir as crianças, acordar cedo e colocar a mão na massa para preparar algo surpreendente. A elaboração de um café na cama é ideal para todas as mães, mas em específico, àquelas que se identificam com a linguagem do ato de serviço. A qual se refere quando uma pessoa se sente amada quando alguém faz algo prático para ela. Sendo assim, chegou o momento de passar na padaria (ou utilizar os alimentos que já tem em casa) e fazer um lindo café na cama para a mãe. Pegue uma bandeja, cesta ou até mesmo alguns pratos, e coloque as principais comidas da manhã que a mulher gosta. Por exemplo: frutas, pão de queijo, café, suco natural e pão com frios. Em seguida, leve até ela na cama. Se quiser fazer um agrado a mais, um bilhete feito à mão com uma mensagem especial também é bem-vindo.

Prepare um café da manhã na cama
Prepare um café da manhã na cama (Foto: Getty Images)

2 -Faça o almoço de Dia das Mães

Umas das coisas mais especiais que existem, é notar que as pessoas que você ama preparam algo especialmente para você. Logo, damos a dica de reunir toda a família para fazer um almoço para a mãe! Deixe ela livre para relaxar, ler um livro ou assistir um filme. Enquanto isso, reúna todos os familiares para preparar a refeição principal. Aposte em receitas que sua mãe gosta. Além da comida em si, o momento trará um valor emocional muito grande. A ideia também vai agradar as mães que se identificam com atos de serviço!

3 – Leve a mãe para um restaurante  

Não pretende preparar um almoço caseiro? Não tem problema! Sempre existe a opção de levá-la no restaurante que ela mais gosta. Com antecedência, pesquise locais que sua mãe poderia gostar, ou que ela já tenha um carinho especial. Na sequência, convide a família para participar do momento. Para deixar a ação ainda mais marcante, não conte para ela sobre o lugar que você irá levá-la! Faça surpresa e deixe ela mesma desvendar quando chegar ao estabelecimento. Isso dará o toque de mágica na comemoração de Dia das Mães. (Se for um restaurante grade ou famoso, lembre de reservar antes para evitar surpresas desagradáveis!). Essa opção pode ser perfeito para as mães cuja linguagem de amor é tempo de qualidade.

4 – Escreva cartas à própria mão

Nada como palavras de afirmação para fazer a mãe ficar igual uma “manteiga derretida”. O ato de preparar um presente caseiro é simples, mas é uma ação que representa muito afeto e amor. Sendo assim, pegue um papel e caneta, e escreva em uma carta tudo o que você sente em relação a ela. Seja os momentos mais especiais e, claro, sobre a história que você tem com ela. Não economize nas palavras. Peça para as crianças participarem da atividade, por meio da escrita ou pelos desenhos infantis. De qualquer forma, apenas a intenção a deixará contente e com o “coração aquecido”.

5 – Prepare uma caixa com fotos e bilhetes especiais

Ligado à ideia de escrever cartas à mão, a sugestão de fazer algo além também pode ser surpreendente. O primeiro passo é reunir todas as fotos da família ao lado da mãe e, claro, dela sozinha. Em seguida, revele as fotos (sabemos como isso é raro na era digital, mas vai valer a pena!). Por fim, forre uma caixa com papel crepom da cor favorita da mãe, coloque as fotos reveladas e insira os bilhetes. Agora, fica o questionamento: quais bilhetes? A nossa resposta é: vale tudo! Sejam bilhetes com pequenas mensagens especiais, frases marcantes, trechos das histórias que vivenciou ao lado dela e dedicatórias de amor. O importante é usar a criatividade. Segue a dica extra: aposte no combo de caixa com fotos e bilhetes especiais, mais a carta escrita à mão. Isso à fará se sentir única.

Ideias para o Dia das Mães
Dicas de presentes caseiros para para preparar para o Dia das Mães (Foto: Reprodução / Pexels / Roberto Cervantes)

6 – Reúna a família para assistir filmes

Se você e sua família pretendem passar o Dia das Mães em casa, preparem uma atividades de lazer caseira. Uma das alternativas é selecionar alguns filmes para todos assistirem juntos. Mas não se esqueça, o foco é a mãe! Sendo assim, opte por filmes do desejo dela. Depois de escolher, prepare a pipoca, pegue uma bebida, reserve um lugar no sofá, e curta muito um momento cultural ao lado dela. Aliás, se sua mãe é do estilo “Felícia” e adora um toque físico, não deixe de lado um bom abraço aconchegante no momento do filme.

7 – Leve sua mãe para fazer a atividade preferida dela

Nessa data comemorativa, é importante que a mãe se sinta única e especial, de maneira que ela tenha contato com os seus interesses pessoais. Presentes, palavras de afirmação e atos de serviços, são itens que, com certeza, vai deixá-la mais feliz. A mãe gosta de dançar? Talvez seja uma boa ideia levá-la para um local que ela possa fazer isso. Ela é do time que curte fazer atividades ao ar livre? Então, pode ser interessante levá-la em um parque para fazer um piquenique. Mas, se ela é daquelas que curte um bom livro e é apaixonada pela cultura literária, levá-la em uma livraria pode ser incrível também. O importante é pensar com carinho nas coisas que a mãe gosta de fazer e nos lugares que ela gosta de ir. Fugir da rotina é superinteressante, ainda mais ligando a um hobby da amada.

8 – Questione o que sua mãe quer fazer

Deixe ela livre! Antes de planejar algo mais elaborado, pergunte se sua mãe tem algo que gostaria de fazer nessa data. Pergunte também se ela gostaria de passar algum momento sozinha para relaxar e se distrair, ou se ela quer curtir com toda a família. O importante é criar uma atmosfera leve e tranquila, para que ela possa aproveitar da melhor forma possível a data. E o melhor: do jeito que ela quiser. Mas, claro, sem deixar de lado as demonstrações de afeto que podem ser realizadas ao longo do dia.

9 – Prepare um SPA caseiro para ela

Acenda algumas velas, coloque algumas músicas que sua mãe goste e mantenha as crianças ocupadas. Deixe-a tomar um banho relaxante. Enquanto isso, deixe a casa tranquila para quando ela sair do banheiro. Em seguida, faça uma massagem nela. Se quiser, pode optar pela ajuda dos filhos. Com eles, a ação ficará mais divertida, além de reunir todos da família e proporcionar à mãe um pequeno SPA em casa.

10 – A presenteie com flores

Pode até parecer clichê, mas algumas flores podem deixar a mãe emocionada na comemoração dessa data especial. Não compre apenas as tradicionais rosas vermelhas, misture! Intercale com flores que ela gosta e admira. Orquídeas, Lírios e Tulipas podem ser uma boa ideia. Você pode fazer isso de maneira solo ou pedir ao profissional da floricultura uma ajuda.

Flores para o dia das mães
Flores pode ser uma boa opção de presente para o Dia Das Mães (Foto: Reprodução / Pexels / Kristina Paukshtite)

No final, o importante é fazer algo para tornar o dia da pessoa que você ama especial nesse Dia das Mães. Seja por presentes, palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviços, ou toque físico. O principal é usar a criatividade e preparar algo que faça ela se sentir única e amada.