Bebês

Estudo mostra que gel para dentição pode fazer mal à saúde do bebê

A maioria dos produtos do segmento contém sacarose, álcool ou lidocaína na composição

Letícia Vaneli

Letícia Vaneli ,filha de Alcides e Eugênia

Aos 6 meses os dentes do seu bebê começam a nascer, geralmente, é uma fase muito complicada e dolorosa. Entre tantas soluções que as famílias encontram, os pais aderem ao gel que aliviam as dores. Entretanto, um estudo realizado pelo Serviço de Saúde Pública do País de Gales descobriu que os componentes desses produtos interferem negativamente na saúde das crianças.

Os pesquisadores descobriram que a sacarose, álcool e lidocaína são ingredientes encontrados em grandes proporções nestes produtos. A sacarose é um tipo de açúcar que pode provocar o risco de cáries, por sua vez, o álcool interfere no sono e possivelmente altera o desenvolvimento cerebral, por último, e, por último, a lidocaína é um analgésico que pode provocar efeitos colaterais, se usado em altas doses, além de possíveis reações alérgicas.

“Os pais compram esses produtos para dentição na tentativa de aliviar o sofrimento das crianças e não percebem o que estão realmente oferecendo aos pequenos”, informou Mick Armstrong, da British Dental Association (BDA), na Inglaterra, ao The Independent.

No Brasil, boa parte dos produtos voltados a dentição são compostos por lidocaína. Apesar da venda ser autorizada, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) não recomenda o uso. Enquanto isso, o governo australiano já retirou do mercado todos esses medicamentos.

Ser natural é ser saudável!

É bom manter os remédios tradicionais guardados, mas talvez deixa-los como segunda opção já que existe uma infinidade de opções naturais que podem aliviar as pequenas gengivas doloridas. Quer checar 14 dos melhores remédios caseiros?

1.) Dê todos os brinquedos de dente disponíveis

4.) Use um colar que ele possa morder

Hoje em dia existem colares feitos de silicone designados para seu bebê morder.

5.) Asse biscoitos

Além de se deliciar, seu pequeno poderá aliviar o incômodo.

6.) Cuide da imunidade dele

Dentinhos novos podem causar febre e resfriados, então dê uma atenção especial à imunidade nessa fase. Continue a amamentar (se você ainda está), o leve para tomar ar fresco, dê vitamina D e purê de vegetais.

7.) Faça sorvete de palitinho de fruta

São fáceis de fazer e seu bebê vai amar (o gosto e o alívio). Basta escolher uma fruta, colocar um pouco de água e congele em um molde.

8.) Iogurte gelado

Algumas colheres de iogurte natural gelado podem ajudar a acalmar as gengivas doloridas do seu bebê. Além disso, as bactérias boas ajudarão a saúde intestinal.

9.) Compre um mordedor Sophie

Essa adorável girafinha francesa é feita de borracha natural.

10.) Dê uma colher gelada

Basta deixar por um tempo na geladeira e dar ao seu bebê para acalmar a gengiva.

11.) Faça cubos de gelo de chá de camomila

Da próxima vez que você fizer um chá de camomila, salve a bolsinha e mexa o que restou dentro com água. Coloque em uma bandeja de gelo e congele. Então é só pegar um cubo dentro de algum saquinho ou toalha e dê para seu bebê mastigar. Ele vai se sentir mais calmo e aliviado ao mesmo tempo.

12.) Compre um colar de âmbar para ele

A teoria é que esses colares tenham propriedades analgésicas que ajudam a aliviar a dor no corpo.

13.) Compre um brinquedo de madeira.

Seu bebê já mordeu o berço? Se sim, é porque a textura da madeira alivia sua gengiva.

14.) Congele alguns vegetais e frutas

Já percebeu que coisas geladas aliviam seu bebê, certo?! Congele fruta ou vegetais cozidos e coloque dentro de um mordedor de silicone ou toalha (para evitar que ele engasgue) e dê pra ele roer.

Fique por dentro das novidades no canal Pais&Filhos:

Leia também:

Saiba como lidar com os primeiros dentes do bebê 

Colar de âmbar em bebês: conheça benefícios e riscos do uso 

Mãe cria sorvete de leite materno para o filho aliviar dor com nascimento dos dentes