Publicado em 06/05/2022, às 09h56 - Atualizado às 09h56 por Luiza Fernandes, filha de Neila e Mauro
Uma mulher de 25 anos de idade e mãe de 3 filhos deu à luz nada mais nada menos que 7 bebês – todos eles por meio de parto normal. Verdade! O caso aconteceu na província de Diyali, no leste do Iraque.
Ao todo, a família comemorou o nascimento de seis meninas e um menino. O grupo comentou, na época, que se surpreendeu ainda mais quando percebeu que tanto a mãe quanto os bebês passaram perfeitamente bem. Foi o primeiro caso de sétuplos no país e no Oriente Médio.
Os bebês nônuplos completaram um ano. Sim, são nove bebês nascidos ao mesmo tempo! Esse é o único caso do mundo inteiro. O pai dos nove disse em entrevista ao jornal BBC. “Eles estão todos engatinhando agora. Alguns estão sentados e podem até andar se segurarem em alguma coisa”, disse o pai, Abdelkader Arby, que é um oficial do exército do Mali.
Mesmo bem, as crianças ainda estão sob os cuidados da clínica no Marrocos onde nasceram. O pai também conta que a mãe, Halima Cissé, que tem 26 anos, também ficou bem. O pai também contou sobre a sensação de ter passado pelo parto dos nônuplos: “Não é fácil, mas é ótimo. Mesmo que às vezes seja cansativo, quando você olha para todos os bebês em perfeita saúde, [em uma linha] da direita para a esquerda ficamos aliviados. Esquecemos tudo”.
Ele foi para o Marrocos com a filha mais velha, Souda, de três anos. “Estou emocionado por estar reunido com toda minha família– minha esposa, meus filhos e eu”. Os bebês vão ter uma pequena festa de aniversário com as enfermeiras e com algumas pessoas do prédio onde moram.
Os bebês quebraram o recorde mundi do Guinness Book sendo o maior número de crianças a nascerem e sobreviverem em um parto. A mãe das crianças, Cissé, foi levada para um atendimento especializado no Marrocos pouco antes do nascimento dos filhos.
Os nascimentos dos múltiplos são muito arriscados e em alguns países onde há legalização do aborto, após a gestação passar de quatro fetos, a mãe é aconselhada a interromper a gravidez.
Fora isso, tem os riscos dos bebês desenvolverem problemas de saúde como infecção generalizada e paralisia cerebral. A família vive em um apartamento “medicalizado”, propriedade dos donos da clínica onde as crianças nasceram. “Há enfermeiras que estão aqui, além da minha esposa, que ajudam a cuidar das crianças”, falou o marido.
As cinco meninas e quatro meninos nasceram com 30 semanas. Eles pesavam 500g e 1kg, falou Youssef Alaoui, diretor médico da clínica Ain Borja para a agência de notícias AFP no nascimento das crianças. Arby contou sobre os filhos, “Todos eles têm personalidades diferentes. Alguns são quietos, enquanto outros fazem mais barulho e choram muito. Alguns querem ser pegos no colo o tempo todo. Eles são todos muito diferentes, o que é totalmente normal”.
Ele falou na entrevista sobre a ajuda que tiveram do governo também. “O Estado do Mali preparou tudo para o cuidado e tratamento dos nove bebês e de sua mãe. Não é nada fácil, mas é lindo e reconfortante”.
E por fim, Arby deixou uma mensagem para aqueles que sonham em ter filhos. “Espero que Deus abençoe a todos que ainda não têm filhos — que eles possam ter o que nós, os pais de nônuplos atualmente temos. É lindo, um verdadeiro tesouro”.
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Wanessa Camargo surpreende filho com presente gigante instalado na mansão da família
Família
“Meu pai tinha vergonha, mas eu amo ser brasileiro”, disse filho de viúva do Elvis Presley
Criança
Giovanna Ewbank coloca filho de castigo após ele fazer uma compra online inusitada : “Tá nervoso”
Bebês
Fernanda Vasconcellos posta foto linda amamentando o filho e olho do bebê chama a atenção
Família
Filha de Ana Maria Braga tem vida simples no interior de São Paulo longe da fama: veja foto inédita
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil