Unhas do bebê: dicas para manter a higiene e prevenir problemas de saúde
Os recém-nascidos, por ainda estarem desenvolvendo o sistema imunológico, são mais suscetíveis e vulneráveis a diversas bactérias. Te contamos dicas de ouro para te ajudar a mantê-las bem longe das unhas do bebê
Resumo da Notícia
- Saiba como cuidar corretamente das unhas do bebê
- É ideal manter a higiene para a não propagação de germes e bactérias
- Veja qual o produto certo para cuidar da saúde do seu filho
É muito comum os pais sentirem um certo receio quando o assunto é as unhas do bebê. Mas para evitar acidentes e que diversas bactérias entrem no organismo, é importante mantê-las aparadas e higienizadas. Antes dos primeiros 20 dias de vida, tenha muito cuidado para não machucar a parte cartilaginosa da unha ou até mesmo cortar a pele do bebê. O momento ideal para apará-las é quando seu filho estiver dormindo, pois assim as chances dele se mexer serão menores.
Tesoura ou cortador?
Depende! Os pais podem optar pelo acessório que se sentirem mais confortáveis, mas vale lembrar que as tesouras precisam ter a ponta redonda e os cortadores retos. Antes de começar o corte, olhe com cuidado a unha do bebê e inicie por um dedo de cada vez (sem pressa!)
Quando posso fazer o primeiro corte?
Se os pais acharem que as unhas já estão grandes o suficiente, o corte pode ser feito após a primeira semana de vida. Quando seu filho já estiver maior, você pode lixar a ponta das unhas para evitar arranhões. E não esqueça: não se deve usar nenhum tipo de alicate e as cutículas do bebê não precisam ser retiradas.
Dica de ouro
Antes de começar qualquer processo, é muito importante que os bebês e os pais estejam com as mãos higienizadas, evitando assim a propagação de bactérias. Para te ajudar nessa missão, Granado tem uma linha completa de sabonetes líquidos, desenvolvidos para as peles mais sensíveis e formulados com glicerina vegetal e pH da pele.
Massageie delicadamente as mãos dos bebês e esfregue as pontas das unhas de forma suave. Por ainda estarem na fase de desenvolvimento do sistema imunológico, eles são mais sensíveis a vulnerabilidades e infecções. Dessa forma, caso ele coloque a mão na boca ou coce os olhos, estará protegido.
Como cortar as unhas do bebê:
Separe a tesoura ou cortador de unha de bebê. Pressione a parte de baixo do dedo contra a unha para evitar que a pele seja cortada por acidente. Com uma lixa suave, faça o acabamento para evitar que o bebê se arranhe ou se machuque.
A dica para tornar o processo mais simples é fazê-lo logo após o banho, pois assim as unhas estão mais moles, facilitando o corte. Para que não encravem, é muito importante deixá-las na altura da linha natural e mantê-las sempre bem retinhas.